Logo Enfoco


    Cidades

    Banda do Ingá vai terminar desfile no Centro de Niterói

    Publicado 18/01/2020 às 10:28 | Autor: Daniela Scaffo
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Banda do Ingá se apresenta há mais de 40 anos no bairro. Foto: Plantão Enfoco

    Após mais de 40 anos desfilando tradicionalmente na Zona Sul de Niterói, a Banda do Ingá vai sair do Ingá pela primeira vez para arrastar foliões pelas ruas do Centro de Niterói. A informação foi confirmada pelo presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Novaes, nesta sexta-feira (17).

    Tradicionalmente realizada no último domingo de pré-carnaval, a data do desfile ainda não foi divulgada. A informação inicial é de que o bloco inicie na Rua Paulo Alves, no Ingá, e siga em direção a Amaral Peixoto, no Centro. Antes, o trajeto começava na Paulo Alves e terminava na orla da Praia de Icaraí.

    "A Banda do Ingá pela primeira vez não vai desfilar na Praia de Icaraí. Isso é algo que nunca foi feito. Não foi uma decisão por conta do acaso ou por modelos que deram errado. Talvez a gente não possa ver um carnaval a altura de Niterói, mas esse ano teremos um Carnaval organizado, com uma mudança radical", explicou Paulo Novaes.

    Apesar das informações do presidente da Neltur, o diretor da Banda, Guga Gallo, afirmou que ainda pode haver mudança no itinerário e a Banda terminar o desfile na Concha Acústica, em São Domingos.

    "Essa não é uma mudança positiva, mas logisticamente, sim. Por menos que as pessoas reclamem do desfile no Ingá, existem reclamações, principalmente de transtornos no trânsito. Esse ano, estamos pensando em manter a bandinha kids. Ano passado deu certo colocar instrumentos para as crianças na pracinha e eu me prontifiquei a fazer um carnaval pedagógico", disse Guga.

    Esse ano, a Banda no Ingá trocará 10 mil abadares por dois quilos de alimento, de feijão e arroz. Os alimentos serão doados para instituições de caridade.

    "Ano passado conseguimos 16 toneladas de alimento. Costumamos trocar os abadares quatro dias antes do desfile, entre as ruas Pereira Nunes e Presidente Pedreira, no Ingá. Esse ano devemos acrescentar um posto de troca na Concha Acústica.

    Tradição

    Fundada 1973, a partir das batucadas de um grupo de amigos no Ingá, o bloco mais tradicional de Niterói, e que arrasta uma verdadeira multidão pelas ruas do bairro da zona sul, levou em 2019 cerca de 60 mil pessoas embaladas pela banda no trio elétrico. A Banda do Ingá já é conhecida por ser o maior pré-carnaval da cidade.

    Outros blocos

    A Neltur pretende liberar a lista dos blocos tradicionais de Niterói nessa semana, incluindo o Vou Zuar.

    Neste ano, o Vou Zuar terá mudanças importantes para receber os foliões no pré-carnaval. Para evitar confusões e superlotação, a organização pretende disponibilizar ingressos em troca de alimentos não-perecíveis, na festa marcada para acontecer no Caminho Niemeyer, no Centro.

    Na última edição foram mais de 20 mil foliões no bloco. No entanto, com a nova roupagem, é possível que a entrada seja reduzida à metade.

    "Dois grandes blocos da cidade que deram problemas no ano passado, nós já ajustamos. Vamos limitar o número de frequentadores e levar para o Caminho Niemeyer. Montaremos toda uma estrutura lá para que novos problemas não ocorram", emendou Novaes.

    *Colaboraçãode Matheus Merlim

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    José Paulo Martins vai assumir interinamente Secretaria da Cultura

    Próximo artigo
    >

    Mega-Sena: prêmio de R$ 27 milhões será sorteado neste sábado

    Relacionados em Cidades