Skip to content

Região

Biblioteca da Faetec tem mais de 16 mil obras de graça

Redação | Publicado em:

Imagem não disponível






image
generate image?eliteImageId=61209&web=True& =1691532249&sessionState=readOnly






|









Texto Auxiliar
Link Externo









Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:



Em comprometimento com o aprendizado dos alunos e melhor atendimento aos professores, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), possui uma biblioteca virtual gratuita, que conta com milhares de obras didáticas e literárias.

Os livros digitais podem ser acessados por docentes e alunos das escolas de Ensino Médio e dos institutos de Educação Superior vinculados à Rede. A plataforma já apresenta um número de acessos expressivo desde o seu lançamento, com mais de 13.900 usuários ativos e quase 7.300 obras acessadas por mês.

Mylena Andrade é aluna do 3° período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado Rio de Janeiro (Faeterj-Rio). Ela contou que acessa a plataforma com frequência e utilizou a ferramenta para a elaboração de seu Trabalho de Conclusão de Curso.

“Eu acho a biblioteca virtual muito interessante, consigo achar vários livros importantes para o nosso desenvolvimento aqui na faculdade. Inclusive, recentemente usei o site da biblioteca para estudar a matéria de redes, pois o livro indicado pela professora está no acervo”, contou a aluna de 19 anos.

O projeto é uma parceria entre a Fundação e a Pearson, empresa de aprendizagem com recursos educacionais no meio digital. Todos os títulos são oriundos de editoras parceiras da Pearson. Hoje, o acervo conta com mais de 16 mil obras que podem ser acessadas pelo site bvirtual.com.br ou pelo aplicativo “Biblioteca Virtual By Pearson”, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Os estudantes e professores aptos a usarem a plataforma devem utilizar o e-mail institucional para o acesso. Aqueles que ainda não o possuem deverão procurar a secretaria de sua unidade para a solicitação. A plataforma disponibiliza os livros nos formatos PDF e EPUB, que podem também ser lidos em modo off-line em dispositivos móveis.

Com o recurso de leitor de tela, a biblioteca virtual garante acessibilidade àqueles que possuem deficiência visual ou baixa visão. Além do mais, são disponibilizadas ao usuário funções de interação, como métricas de leitura, marcações, listas, notas, destaque de favoritos e pesquisas por categorias. Outro ponto interessante é a possibilidade de fazer sugestões à plataforma.

Um dos objetivos da implementação da biblioteca virtual da Faetec é incentivar os estudantes a praticarem a leitura e proporcionar a seus alunos e professores o acesso gratuito a um grande quantitativo de livros. Outra finalidade é permitir que os docentes usem os títulos didáticos como apoio às aulas.

“Como a Mylena falou, a biblioteca tem bastantes livros técnicos que a gente não encontra com facilidade na internet ou não temos poder aquisitivo para adquirir. Além disso, o site conta com outros livros bem interessantes, que não são da parte técnica. Isso é legal, pois conseguimos ter uma fuga sem sair da plataforma. Apesar de usar mais o site que o aplicativo para celular, acho legal ter essa versatilidade”, declarou Rafaela Oliveira, de 24 anos, que também é aluna de Análise de Desenvolvimento e Sistemas na Faeterj Rio.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Segurança Pública

Gerente que agrediu atendente por beber água em farmácia é demitido no Rio

Niterói

Praia de Icaraí, em Niterói, terá manhã de lazer e inclusão para pessoas com nanismo

Niterói

Polarização política invade as barcas em viagem de briga e ofensas; vídeo

Rio

Rio terá esquema especial de segurança e transporte público para o 2º turno das eleições