ONG

'Bike Anjo': projeto ensina pessoas a andar de bicicleta em Niterói

A ação ‘Escola Bike Anjo’ aconteceu na Orla de Boa Viagem

O projeto 'Bike Anjo Niterói' existe desde 2015
O projeto 'Bike Anjo Niterói' existe desde 2015 |  Foto: Karina Cruz
 

Ainda em ritmo de férias, os voluntários da associação sem fins lucrativos ‘Bike Anjo’ aproveitaram este domingo (22) de sol para ensinar adultos e crianças a andar de bicicleta. O projeto ‘Escola Bike Anjo’ (EBA) aconteceu na Orla de Boa Viagem, em Niterói, região metropolitana do Rio. 

A “Bike Anjo” é uma associação que surgiu em 2010, em São Paulo, com amigos que ensinavam as pessoas a como andar de bicicleta no trânsito. O projeto foi se expandindo e ganhando uma proporção cada vez maior. Hoje, já está em diversas regiões do Brasil e ainda em outros 38 países.  Em Niterói, o 'Bike Anjo' existe desde 2015 e completa oito anos neste mês. 

A associação possui várias ações como o Bike escola, bike ao trabalho, dia mundial sem carro, atividades somente com mulheres, oficinas de mecânica. 

Uma vez por mês, geralmente no terceiro domingo do mês acontecem as aulas do ‘EBA’. Para participar as pessoas se inscrevem através de um formulário online disponibilizado nas redes sociais.  Desse modo, os organizadores conseguem trazer o número de bicicletas certo para as pessoas inscritas. 

Bike Anjo, ciclistas, bicicleta, Boa Viagem - Karina Cruz
Bike Anjo, ciclistas, bicicleta, Boa Viagem - Karina Cruz |  Foto: Karina Cruz
  

Os voluntários explicaram que escolheram que este domingo fosse na Orla de Boa Viagem para aproveitar a paisagem e a via pública para que as pessoas já treinem como andar de bicicleta nas vias. Aos domingos de 8h às 17h a Orla têm ficado fechado para o tráfego de veículos. 

“A gente tem que aproveitar esse fechamento da Orla para usar. Usufruir da paisagem nesse momento e também o acompanhamento de mudanças que tem feito em infraestrutura cicloviária”, afirmou Vivian Garelli.  “Esse espaço público que seja lembrado não somente para automotor, mas também um espaço de pessoas para pessoas, é importante a gente ressaltar que é uma via de espaço aberto para pessoas.”  completou, Thaís Finochio, de 38 anos, também voluntária no projeto. 

  • O projeto 'Bike Anjo' possui diversos voluntários
    O projeto 'Bike Anjo' possui diversos voluntários
  • Pedro Matsumoto, de 49 anos, é fisioterapeuta mas apaixonado por 'bike'
    Pedro Matsumoto, de 49 anos, é fisioterapeuta mas apaixonado por 'bike'
  • Os voluntários aproveitam o dia para ensinar e curtir também
    Os voluntários aproveitam o dia para ensinar e curtir também
  • Para participar basta se inscrever por um formulário
    Para participar basta se inscrever por um formulário
   

A antropóloga Vivian, ainda ressalta a importância de pedalar não somente para saúde como para o meio ambiente: “A importância disso não somente para o meio ambiente, mas como para a saúde também, estamos reduzindo o engarrafamento, tirando mais pessoas do trânsito e trazendo mais qualidade de vida e também um impacto menor no meio ambiente, a gente deixa de emitir mais gases poluentes.”

Para participar do projeto EBA não tem idade os voluntários ensinam crianças de 3 anos até idosos de 99 anos. Inclusive,  Antônio Gonçalves, de 81 anos, afirma que gosta bastante de fazer parte do projeto e pedala por todos os lugares.

Para saber mais do projeto acesse o site www.bikeanjo.org ou siga nas redes sociais 'Bike Anjo Niterói'

< Namorada de Cristiano Ronaldo marca presença em evento na Arábia Bandeira de balão fica presa na Ponte Rio-Niterói; veja vídeo <