Cidades

Bloqueios para impedir entrada de ônibus e vans fretados no Rio

Imagem ilustrativa da imagem Bloqueios para impedir entrada de ônibus e vans fretados no Rio
São três bloqueios em pontos estratégicos do município. Foto: Arquivo

A Prefeitura do Rio de Janeiro montou um esquema com três pontos de bloqueio para impedir a entrada de ônibus e vans fretados na cidade. Os pontos começaram a funcionar nesta quinta-feira (30) e estão localizados no Trevo das Missões, no Trevo das Margaridas e na saída da estrada Rio-Santos. O bloqueio termina na madrugada do dia 1° de janeiro.

A ação conjunta das secretarias de Ordem Pública (Seop) e dos Transportes (SMTR) tem apoio da Polícia Militar e do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro). A Seop informou que além dos bloqueios está sendo feito o patrulhamento com veículos pela cidade.

Para desestimular a ida de pessoas amanhã (31) para a Praia de Copacabana, o esquema de transportes foi modificado e o metrô vai parar de funcionar às 20h e só voltará a operar às 7h do dia 1º. Também não será permitida a circulação de ônibus coletivo no bairro.

Já o trânsito de carros estará suspenso a partir das 19h desta sexta-feira, inclusive para carros de aplicativos, e só será permitido a moradores e hóspedes ingressarem no bairro até as 22h, tanto em veículos próprios como em táxis.

O estacionamento na orla dos bairros de Copacabana e do Leme também não será permitido a partir das 18h de hoje. Ao todo 87 reboques serão empregados contra irregularidades.

Metrô

O MetrôRio informa que, nesta sexta-feira (31), as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 5h e a operação será encerrada para embarque às 20h. A medida, conforme definido pelo Governo do Estado, adequa o funcionamento do sistema metroviário ao esquema operacional anunciado pela Prefeitura do Rio de Janeiro para a noite de réveillon.

Para evitar deslocamentos e grandes aglomerações nos pontos onde haverá queima de fogos, o município determinou o bloqueio de acesso ao bairro de Copacabana e a suspensão da circulação de linhas de ônibus na região.

No dia 31, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central). O Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 19h, quando acontecem os últimos embarques das linhas de ônibus da Gávea, em função das interdições feitas pela prefeitura em Copacabana.

Já as últimas viagens partindo de Botafogo/Coca-Cola e Antero de Quental serão realizadas após a chegada dos últimos trens na estação Botafogo/Coca-Cola.

No sábado (1º), feriado nacional do Dia da Confraternização Universal; e no domingo (2), o metrô funcionará das 7h às 23h. Nos dois dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.

Já o serviço do Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 7h às 22h30, tanto no sábado (1º) quanto no domingo (2). 

Recomendação

Em função da antecipação do horário de encerramento da operação do metrô no dia 31 para as 20h, a concessionária recomenda que os passageiros, especialmente, os profissionais dos setores essenciais, se programem e organizem suas viagens, para evitar imprevistos. 

Regras para embarque

Durante a operação do dia 31, não será permitido o embarque com grandes volumes, garrafas de vidro e sacos de gelo. Além disso, por questões de segurança operacional, assim como acontece em dias úteis, a entrada de bicicletas convencionais e dobráveis não é liberada. 

Já no final de semana (1º e 2), o embarque com bicicletas e pranchas de surf será liberado normalmente. As bicicletas devem ser transportadas no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser levadas dentro de capa apropriada.

Facilidade no pagamento

A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard Mais com antecedência, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem, ainda, inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC).

O MetrôRio ressalta que, assim como ocorreu no ano passado, este ano também não haverá venda de cartões especiais para o réveillon de Copacabana.

Serviço

Funcionamento do metrô no réveillon

Sexta-feira (31): das 5h às 20h, com transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central)

Sábado (1º) e domingo (2): das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio

Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental / Gávea e Botafogo/Coca-Cola / Gávea

Sexta-feira (31): das 5h às 19h

Sábado (1º) e domingo (2): das 7h às 22h30

Logo Enfoco

Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Acusado de atirar contra PM em Maricá é preso no Rio Ocupação em hotéis de Búzios bate recorde neste fim de ano <