Cidades
Bombeiros iniciam Operação Verão 2020 neste domingo
A Operação Verão 2020 do Corpo de Bombeiros do Rio começa, neste domingo (22), com reforço de efetivo e de equipamentos. Até março, mais de 1,3 mil guarda-vidas vão se revezar na orla fluminense, garantindo um reforço de cerca de 50% no efetivo, intensificando o monitoramento das praias e o socorro às vítimas.
Os guarda-vidas da corporação vão contar com o apoio de mais um helicóptero, recém-adquirido, além de novas motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal, entre outros. Além dos novos equipamentos, a operação também contará com o apoio de lanchas e drones.
"Este ano, nossos guarda-vidas já realizaram aproximadamente 12 mil salvamentos. A maioria deles, no verão, quando as temperaturas sobem e há expressivo aumento do número de frequentadores nas praias do Estado. O planejamento estratégico adotado pela corporação nesta época tem como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização da população a fim de evitar afogamentos. É fundamental que as pessoas sigam as recomendações e obedeçam à sinalização, evitando riscos durante o banho de mar", explicou o coronel Glauco Lorite, comandante das atividades de Salvamento Marítimo do CBMERJ.
Quartel de Itaipu é o terceiro que mais fez salvamento em 2019
Nesta sexta-feira (20) o Corpo de Bombeiros divulgou também o número de resgatados em 2019 (até o dia 15 deste mês) e quais quarteis foram os que mais fizeram salvamento. Das 12 mil pessoas resgatadas, 1.656 foram resgatadas pelo 4º GMar (Itaipu), de Niterói. A frente dele só há o 18º GBM (Cabo Frio) com 1.755 salvamentos e 3º GMar (Copacabana) que realizou 2.446 salvamentos.
Recomendações para evitar afogamentos:
- Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas;
- Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;
- Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;
- Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar;
- Evitar entrar na água logo após se alimentar;
- Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água.
- Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;
- Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;
- Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!