Aclamado
Buteco do David Brazil terá estátua assinada por artista de Niterói
Estabelecimento será no Mercado Municipal
David Brazil terá uma estátua realista, em tamanho real, para decorar o seu bar no Mercado Municipal de Niterói. A arte está sendo esculpida pelo renomado artista plástico Rodrigo Pedrosa, de 53 anos, que vive no bairro Ingá e já expôs e vendeu artes por todo o mundo.
A previsão é de que o trabalho fique pronto em maio, quando o estabelecimento vai abrir as portas. O ENFOCO visitou o estúdio de Pedrosa, em Santa Rosa, na Zona Sul de Niterói, para acompanhar de perto o processo de criação e buscar detalhes exclusivos.
O monumento terá 1,79m de altura, tamanho real do apresentador, e será feito em resina, com uma pintura hiper-realista. Um detalhe diferente é que além da escultura ser interativa, ela vai poder trocar de roupa.
"Ele vai ter o corpo sem roupa e a gente vai vestir roupa nele, temática, sempre que tiver um Carnaval, por exemplo, vai ser possível botar ele com roupa de Carnaval. Rock In Rio, bota o David com uma roupa de rock. Ou seja, vai ser uma obra que vai estar sempre vestida com temáticas diferentes. E ela vai estar de braços abertos, numa posição de acolhimento para interagir com o público", contou.
Outro detalhe é que o artista, que tem o costume de fazer obras autorais em tons monocromáticos, vai entregar um trabalho 'vibrante', assim como a sua inspiração.
O monumento terá 1,79m de altura, tamanho real do apresentador, e será feito em resina, com uma pintura hiper-realista
"O David é uma pessoa muito alegre, muito feliz, colorida e, obviamente, é uma obra que representa o David. Ela vai ser pintada como o David é mesmo, nas cores do David, a cor de pele, os lábios, o cabelo", detalhou.
Sucesso inesperado
Não é de agora que Pedrosa é um nome conhecido entre as celebridades. Em 2021, o cantor Mumuzinho encomendou uma estátua, também em tamanho real, para colocar em seu bar, na Gávea. Foi o cantor, inclusive, quem recomendou o artista para o David. Mas a história do Rodrigo começou em um campo diferente.
Formado em publicidade, o niteroiense foi dono de diversas agências publicitárias e atuou na área por 30 anos. As esculturas sempre estiveram presente, de forma informal, na vida do profissional.
"Eu tinha um bloqueio muito forte com a arte, eu não queria ser artista. Eu trabalhava em uma área de criação, era designer, mas a arte como profissão não passava na minha cabeça, eu tinha até uma aversão. Eu tive um bloqueio psicológico, era um problema de relação com a minha mãe, que era uma artista super talentosa, mas nunca tomou isso como profissão. A minha relação com ela era muito conflituosa", revelou.
Foi só com muita terapia, conduzidas pelo psicólogo Carlos Eduardo Leal, que, aos poucos, Pedrosa foi deixando a arte tomar espaços importantes em sua vida.
"Ele percebeu, no meio da minha análise, que a minha cura só chegaria se eu permitisse que a arte viesse para a minha vida. E no meio do processo ele começou a pedir o pagamento da análise com obras, com esculturas, não queria dinheiro. Isso me fez começar a produzir mais", explicou.
Ateliê de Pedrosa fica no bairro Santa Rosa, em Niterói
Casado e pai de dois filhos, Rodrigo, em um ato de coragem, largou a agência publicitária do qual era dono e decidiu assumir de vez a profissão de artista plástico.
"A propaganda estava ficando para trás e a arte veio com tudo. Aquilo não estava me trazendo mais felicidade. Minha esposa enfrentou comigo isso, só falei que fechei a agência e ela disse: você demorou muito para tomar essa decisão", brinca.
Ele montou o ateliê e começou a dar aulas e buscar galerias de artes para expor as obras. Num ato maior, o profissional se inscreveu para apresentar sua arte no 3° Salão de Outono da América Latina, em São Paulo. Com a autoestima baixa e sem acreditar que poderia competir com artistas do mundo todo, Pedrosa se surpreendeu ao ganhar o prêmio de melhor escultura.
O sucesso não é volátil e nem esse de Instagram. O sucesso é ser feliz com o que você faz, e ter convicção de fazer aquilo que te completa. Isso que falta em um monte de gente. Quando eu percebi que nasci para isso, tudo deu certo. O universo vem junto
Agora, com galerias em São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Nova York, o recado que o artista deixa para a nova geração é que, apesar do começo conturbado, é necessário seguir os sonhos.
"Uma coisa que eu percebi na minha jornada é que nada é mais importante do que fazer o que você gosta. O segredo de tudo e o que a humanidade precisa entender é que você precisa encontrar o que você ama e fazer! Porque até o trabalho não se torna mais trabalho, se torna prazer", aconselha
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!