Logo Enfoco


    Tá difícil!

    Calor e novo apagão voltam afetar milhares em Niterói, SG e Maricá

    Perda parcial da Subestação de Alcântara causou transtorno

    Publicado 10/11/2023 às 9:07 | Atualizado em 10/11/2023 às 9:29 | Autor: Ezequiel Manhães, Agnes Aguiar
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Registro mostra apagão em Niterói, pouco depois de 23h, desta quinta-feira (9)
    Registro mostra apagão em Niterói, pouco depois de 23h, desta quinta-feira (9) |  Foto: Reprodução/X/Benny Briolly

    Mesmo sem chuvas ou ventos fortes, diversos bairros de Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana do Rio, voltaram a ficar sem luz na noite desta quinta-feira (9).

    A queda de energia afetou milhares de moradores, que além de tudo isso enfrentam uma onda de calor, inclusive, alertada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Leia+: Brasil pode ter regiões mais quentes do mundo neste final de semana

    Leia+: Aula no escuro! Universitários sofrem com quedas de luz em Niterói

    Em Niterói, de norte a sul, tiveram áreas afetadas. Centro, Bairro de Fátima, Ilha da Conceição, Icaraí, Fonseca foram alguns desses locais.

    Na vizinha Maricá, o distrito de Itaipuaçu, além de regiões como Inoã, São José, Spar, Santa Paula, Jardim Atlântico Central e Parque Nanci, também foram impactadas com a falta de luz.

    E em São Gonçalo, moradores do Porto da Madama, Marambaia, Raul Veiga, Vista Alegre, Porto Novo, Trindade, Sacramento e Mutondo, sofreram com o mesmo problema.

    O que aconteceu?

    A Enel Distribuição Rio, responsável pelo fornecimento de energia elétrica nessas áreas, informa que, por volta das 22h59, ocorreu perda parcial da Subestação de Alcântara. Segundo a empresa, isso afetou parte dos municípios de Niterói e Maricá.

    Conforme a concessionária, foram realizadas manobras emergenciais nas redes para a recomposição gradual de cargas e o fornecimento foi integralmente normalizado às 23h31.

    Onda de calor

    Segundo Marcio Cataldi, meteorologista e professor do Departamento de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Fluminense (UFF), a onda de calor chegará mais forte no Rio de Janeiro entre domingo (12) e terça-feira (14). Isso porque nesta sexta-feira (10), existe a previsão de uma frente fria passando pela região.

    "No sábado a nebulosidade se dissipa e as temperaturas começam a subir. No domingo, existe uma atuação intensa do sistema de alta pressão, uma massa de ar quente, trazendo calor do interior do continente para o Rio, vindo de São Gonçalo, Magé e da Baixada Fluminense, e outras regiões, com temperaturas podendo ultrapassar os 42º graus", explicou o professor.

    De acordo com Cataldi, na capital carioca a temperatura ficará entre 40º e 42º graus no domingo. Segunda e terça, as temperaturas permanecerão elevadas, mas não tão intensas quanto no final de semana.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Celebridades arrasam no look para o show do RBD

    Próximo artigo
    >

    Celebridades arrasam no look para o show do RBD

    Relacionados em Cidades