Logo Enfoco


    Cidades

    Calor escaldante faz Inmet disparar alerta de perigo

    Publicado 27/01/2021 às 20:17 | Autor: Alan Emiliano
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem Calor escaldante faz Inmet disparar alerta de perigo
    |  Foto: Pedro Conforte
    No Centro de Niterói os termômetros ainda marcavam 40 graus no final da tarde desta terça-feira. Foto: Pedro Conforte
    “Quando o segundo sol chegar”

    O trecho da canção de Cássia Eller causa até arrepios nos moradores do Rio, Niterói e São Gonçalo, que passaram por poucas e boas nesta quarta-feira (27), diante do calor escaldante que atingiu os municípios durante todo o dia.

    “Rapaz, o calor que fez hoje foi surreal. Perdi a conta de quantas vezes tive que beber água para aliviar um pouco o calor”, disse o professor de Educação Física Rodrigo Fernandes, de 36 anos.

    No Centro de Niterói, por exemplo, termômetros ainda marcavam 40 graus já no final da tarde.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o calor para os próximos dias persista no município até o fim de semana e as temperaturas devem novamente alcançar os 40 graus, ou seja, com sensação térmica bem elevada.

    O Inmet emitiu alerta de perigo em potencial com riscos à saúde e de queimadas por conta das altas temperaturas previstas para até domingo (31).

    Ainda segundo o instituto, para esta quinta-feira (27) a previsão é de mínima de 23 graus e máxima de 37 graus. Já na sexta-feira (29), a temperatura pode chegar a 38 graus. No final de semana, a previsão do é de máxima de 37 graus.

    Sensação térmica

    Quem mora ou trabalha no Rio deve ter sentido na pele a sensação térmica de 49,7 graus, de acordo com o Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A medição foi feita às 16h, na Estação Santa Cruz, na Zona Oeste.

    A menor sensação términa do dia foi registrada foi na Estação Alto da Boa Vista, na Zona Norte, com registrou de 38,1 graus às 13h15. No Jardim Botânico, na Zona Sul, a sensação térmica às 14h15 chegou a 47,6 graus.

    A sensação térmica é uma estimativa da percepção do calor ou frio pelo corpo humano. Leva em consideração, por exemplo, o vento e a umidade relativa do ar.

    (com Agência Brasil)

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Fiscais resgatam 942 pessoas em situação análoga à escravidão em 2020

    Próximo artigo
    >

    Maricá deve receber o programa 'Bairro Seguro'

    Relacionados em Cidades