Cidades

Calor escaldante faz Inmet disparar alerta de perigo

Imagem ilustrativa da imagem Calor escaldante faz Inmet disparar alerta de perigo
No Centro de Niterói os termômetros ainda marcavam 40 graus no final da tarde desta terça-feira. Foto: Pedro Conforte
“Quando o segundo sol chegar”

O trecho da canção de Cássia Eller causa até arrepios nos moradores do Rio, Niterói e São Gonçalo, que passaram por poucas e boas nesta quarta-feira (27), diante do calor escaldante que atingiu os municípios durante todo o dia.

“Rapaz, o calor que fez hoje foi surreal. Perdi a conta de quantas vezes tive que beber água para aliviar um pouco o calor”, disse o professor de Educação Física Rodrigo Fernandes, de 36 anos.

No Centro de Niterói, por exemplo, termômetros ainda marcavam 40 graus já no final da tarde.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o calor para os próximos dias persista no município até o fim de semana e as temperaturas devem novamente alcançar os 40 graus, ou seja, com sensação térmica bem elevada.

O Inmet emitiu alerta de perigo em potencial com riscos à saúde e de queimadas por conta das altas temperaturas previstas para até domingo (31).

Ainda segundo o instituto, para esta quinta-feira (27) a previsão é de mínima de 23 graus e máxima de 37 graus. Já na sexta-feira (29), a temperatura pode chegar a 38 graus. No final de semana, a previsão do é de máxima de 37 graus.

Sensação térmica

Quem mora ou trabalha no Rio deve ter sentido na pele a sensação térmica de 49,7 graus, de acordo com o Sistema Alerta Rio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A medição foi feita às 16h, na Estação Santa Cruz, na Zona Oeste.

A menor sensação términa do dia foi registrada foi na Estação Alto da Boa Vista, na Zona Norte, com registrou de 38,1 graus às 13h15. No Jardim Botânico, na Zona Sul, a sensação térmica às 14h15 chegou a 47,6 graus.

A sensação térmica é uma estimativa da percepção do calor ou frio pelo corpo humano. Leva em consideração, por exemplo, o vento e a umidade relativa do ar.

(com Agência Brasil)

Logo Enfoco

Alan Emiliano

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Fiscais resgatam 942 pessoas em situação análoga à escravidão em 2020 Maricá deve receber o programa 'Bairro Seguro' <