Cidades
Câmara faz sessão solene para abertura do Outubro Rosa
Sessão solene especial, realizada na noite da última quarta-feira (03), abriu, oficialmente, os eventos do Outubro Rosa na Câmara de Vereadores. Presidida pelo vereador Milton Cal (PP), 1º vice-presidente da Casa, contou à mesa principal com o fisioterapeuta oncológico Paulo Gonçalves, coordenador da Campanha Outubro Rosa em Niterói; com a senhora Therezinha Calil Petrus; Liana Cerqueira, do Projeto Cabeça Feita; e Cláudia Azevedo, da Ong Niterói Mais Humana.
Abrindo os trabalhos, o vereador Milton Cal ressaltou a importância do evento e contou a luta travada ao lado de sua esposa, que foi diagnosticada com um câncer de mama, passou por todo o processo de tratamento e hoje está curada. “Foi um momento muito duro, de muito sofrimento e que envolveu toda a nossa família. Mas vencemos a batalha. É uma emoção muito grande presidir essa sessão solene para alertar mulheres e homens sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce”, disse Cal.
O oncologista Paulo Gonçalves lembrou o objetivo da 7ª edição do Outubro Rosa. “Nosso foco esse ano são os pacientes com metástases. Hoje ele está sem o atendimento correto, sem acompanhamento, está perdido. Quando um câncer é descoberto no início, as chances de cura são de 95%”, enfatizou o especialista.
Um vídeo sobre o início do movimento na cidade, com imagens da incentivadora do projeto na cidade Silvia Calil, filha de Therezinha Calil, foi exibido no plenário. Silvia morreu em 2015, depois de lutar contra um câncer de mama descoberto três anos antes. Therezinha Calil foi homenageada e declarada madrinha oficial da campanha de 2018.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!