Logo Enfoco


    Cidades

    Caminhada de prevenção ao Diabetes reúne dezenas de pessoas em Niterói

    Publicado 07/12/2019 às 13:07 | Autor: Deborah Manhanini
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O evento percorrei toda orla da Praia de Icaraí Foto: Plantão Enfoco

    Dezenas de pessoas participaram, na manhã deste sábado (7), da 3ª Caminhada de Prevenção ao Diabetes de Niterói, que aconteceu na Praia de Icaraí. O evento, que percorreu toda orla, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do controle da doença e suas complicações.

    Profissionais de saúde compartilharam orientações sobre a doença que afeta crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes de forma crescente em todo o país. Durante a ação foram realizadas aferição de glicemia e pressão arterial, cuidado com os pés, avaliação de índice de massa corpórea e orientação nutrícional.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou o diabete como prioridade de saúde para 2019. A doença crônica atinge cerca de 12,5 milhões de pessoas apenas no Brasil, equivalente a 7% da população.  

    De acordo com a enfermeira, Karla Antunes, que participa da coordenação do programa de diabetes de Niterói, a cidade possui cerca de 9 mil pessoas com a doença.

    “Essa caminhada visa à conscientização da população sobre os cuidados com a diabetes, além de incentivar a prática de exercícios físicos. Atualmente a cidade de Niterói possui um grande número de casos, por isso conscientizar é preciso”, explicou.

    A dona de casa Ana Paula Pelido, 41 anos, é mãe do pequeno Gabriel, de apenas 3 anos, diagnosticado com a doença.

    “O diagnóstico do Gabriel veio este ano, e desde então cuidamos da saúde dele, caminhamos todos os dias cerca de 1,5 km.  Traze-lo para essa caminhada, reforça e ensina o cuidado necessário que é preciso ter com a saúde”, disse.

    Quem passava pelo local apoiou a ideia, é o caso do advogado Carlos Eduardo Nascimento, 41 anos, que tem familiares com a doença.

    “Acho importante esse evento, que promove a conscientização do diabetes. Eu já pratico exercícios pelo menos três vezes por semana. Na minha família tenho alguns casos e um deles foi tão sério que o pé precisou ser amputado. Diabetes não é brincadeira e precisa de cuidado”, contou.

    O evento também faz parte da comemoração do Dia Mundial do Diabetes que é celebrado no dia 14 de novembro.  A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data é uma resposta às preocupações dos endocrinologistas e dos gestores públicos em Saúde frente aos crescentes números de diagnósticos no mundo: já são mais de 400 milhões de diabéticos no mundo, segundo a OMS.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Motociclista é executado em plena luz do dia em SG

    Próximo artigo
    >

    Sistema Brasileiro de Vigilância veterinária começa a funcionar em janeiro

    Relacionados em Cidades