Cidades
Caminhada de prevenção ao Diabetes reúne dezenas de pessoas em Niterói
Dezenas de pessoas participaram, na manhã deste sábado (7), da 3ª Caminhada de Prevenção ao Diabetes de Niterói, que aconteceu na Praia de Icaraí. O evento, que percorreu toda orla, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do controle da doença e suas complicações.
Profissionais de saúde compartilharam orientações sobre a doença que afeta crianças, jovens, adultos, idosos e gestantes de forma crescente em todo o país. Durante a ação foram realizadas aferição de glicemia e pressão arterial, cuidado com os pés, avaliação de índice de massa corpórea e orientação nutrícional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou o diabete como prioridade de saúde para 2019. A doença crônica atinge cerca de 12,5 milhões de pessoas apenas no Brasil, equivalente a 7% da população.
De acordo com a enfermeira, Karla Antunes, que participa da coordenação do programa de diabetes de Niterói, a cidade possui cerca de 9 mil pessoas com a doença.
“Essa caminhada visa à conscientização da população sobre os cuidados com a diabetes, além de incentivar a prática de exercícios físicos. Atualmente a cidade de Niterói possui um grande número de casos, por isso conscientizar é preciso”, explicou.
A dona de casa Ana Paula Pelido, 41 anos, é mãe do pequeno Gabriel, de apenas 3 anos, diagnosticado com a doença.
“O diagnóstico do Gabriel veio este ano, e desde então cuidamos da saúde dele, caminhamos todos os dias cerca de 1,5 km. Traze-lo para essa caminhada, reforça e ensina o cuidado necessário que é preciso ter com a saúde”, disse.
Quem passava pelo local apoiou a ideia, é o caso do advogado Carlos Eduardo Nascimento, 41 anos, que tem familiares com a doença.
“Acho importante esse evento, que promove a conscientização do diabetes. Eu já pratico exercícios pelo menos três vezes por semana. Na minha família tenho alguns casos e um deles foi tão sério que o pé precisou ser amputado. Diabetes não é brincadeira e precisa de cuidado”, contou.
O evento também faz parte da comemoração do Dia Mundial do Diabetes que é celebrado no dia 14 de novembro. A data foi criada em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a data é uma resposta às preocupações dos endocrinologistas e dos gestores públicos em Saúde frente aos crescentes números de diagnósticos no mundo: já são mais de 400 milhões de diabéticos no mundo, segundo a OMS.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!