Cidades
Caminhada do Outubro Rosa reúne centenas de pessoas em Maricá
Cerca de 700 pessoas participaram da caminhada do 'Outubro Rosa', na manhã deste domingo (13), que percorreu as ruas do Centro da cidade. A concentração aconteceu na Praça Orlando de Pimentel Barros e teve como ponto final a Praça Tiradentes, localizada na orla de Araçatiba.
A caminhada teve como objetivo chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce, visto que a doença é a segunda causa de morte das mulheres no Brasil. Homens, mulheres e crianças seguiram animadas durante todo percurso.
Atualmente cerca de 50 mulheres diagnosticadas com câncer de mama são acompanhadas no município. Moradora do bairro Zacarias, Neuza Barbosa, foi diagnosticada com câncer de mama e hoje faz o tratamento da doença.
"Essa caminhada é para incentivar e alertar as pessoas a procurarem o médico, eu fiz exames e só consegui descobri o câncer com a mamografia. Já fiz a cirurgia de retirada da mama e hoje faço o tratamento" contou.
Famílias participaram do evento. O guarda portuário, José Elias, 33 anos, levou esposa e filhos para caminhada e destacou a importância do incentivo a prevenção e combate ao câncer de mama.
"Já praticamos exercício e estamos agora incluindo as crianças. Participarmos dessa caminhada tem um sentido ainda maior, que é a conscientização do combate e prevenção do câncer de mama, estamos felizes de estar aqui", disse.
A secretária de saúde de Maricá, Simone Costa, ressaltou durante o percurso a importância do alto exame e da realização periódica de exames médicos, com o intuito de prevenir o câncer de mama e de colo de útero.
"A caminhada sempre é realizada representando o Outubro Rosa, para conscientização, que visa explicar e orientar a população sobre o câncer de mama, que atinge homens e mulheres. O câncer de mama ainda faz vítimas fatais, não podemos fazer exames e deixar guardados, levar para avaliação médica é essencial, o diagnóstico precoce salva vidas", contou
Cerca de 20 agentes de Guarda Municipal auxiliaram na segurança da população durante a caminhada.
Saúde de Ponta a Ponta
Além de reunir os participantes da Caminhada do Outubro Rosa, a praça Orlando de Barros Pimentel , Centro, também recebeu o programa Saúde de Ponta a Ponta.
Programa itinerante que realiza exames , pré-regulados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde, de raios-x, eletrocardiograma, mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia.
“É importantíssimo que a gente coloque bem claro que não é só no mês de outubro que devemos pensar na prevenção do câncer de mama e que o caminhão da Saúde Móvel não está diretamente ligado a caminhada do Outubro Rosa. Ele está seguindo seu cronograma e temos exames de alta complexidade como o ecocardiograma, raio-x, densitometria óssea e a própria mamografia. ”, ressaltou a secretária de Saúde, Simone Costa.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!