Logo Enfoco


    Cidades

    Caminhada pelo autismo na orla de Icaraí

    Publicado 07/04/2019 às 12:28 | Autor: Thainá Vidal
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News

    A Prefeitura de Niterói, através da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia realizou na manhã deste domingo (7), a Caminhada Mais Azul, dando continuidade a programação pelo Dia Mundial de conscientização do autismo, na orla de Icaraí, Zona Sul do município. O evento contou com aproximadamente 300 pessoas que defendem a conscientização do autismo e pedem um mundo sem preconceito.

    "A gente entendeu que estava na hora de Niterói assumir essa responsabilidade e pensar na campanha do autismo, era um pedido inclusive dos pais de crianças autistas para que reforçasse essa causa, com certeza é o primeiro ano de muitos", relatou Adriana Neves, uma das organizadoras do evento.

    Paula Lima, mãe do pequeno Pedro, de 3 anos, contou que somente quem vive sabe a importância desse tipo de evento. "Nós precisamos nos unir, mostrar a força e lutar pela igualdade", disse.

    No dia 25 de abril haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Niterói, às 9 horas, e no dia 27 de abril acontece uma visita guiada no Museu de Arte Contemporânea, das 14hrs às 19 hrs.

    A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o tema central do Dia Mundial de Conscientização do Autismo: “Tecnologias assistivas, participação ativa”. O texto de lançamento da ONU argumenta que “para muitas pessoas no espectro do autismo, o acesso a tecnologias assistenciais a preços acessíveis é um pré-requisito para poder exercer seus direitos humanos básicos e participar plenamente da vida de suas comunidades e, assim, contribuir para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. A tecnologia assistiva pode reduzir ou eliminar as barreiras à sua participação em igualdade com as demais”.

    O tema diz respeito ao uso dessas ferramentas tecnológicas para auxiliar o dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, até mesmo literalmente, como para pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicarem e, consequentemente, possam participar de forma mais efetiva da sociedade.

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Homem é preso com arma e drogas em Niterói

    Próximo artigo
    >

    Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana

    Relacionados em Cidades