Cidades

Caminhada Rosa alerta para prevenção ao câncer de mama em Itaboraí

Imagem ilustrativa da imagem Caminhada Rosa alerta para prevenção ao câncer de mama em Itaboraí
Caminhada Rosa tomou as ruas de Itaboraí. Foto: SeCom/Prefeitura de Itaboraí

Ruas do centro de Itaboraí tomadas em tons de rosa. Foi assim que começou a manhã deste sábado (16), com a participação da população na Caminhada Rosa, que alerta para prevenção ao câncer de mama. Iniciativa da Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o evento integra as ações da campanha Outubro Rosa.

Acompanhado da família, o prefeito Marcelo Delaroli participou de todo o percurso, que teve como ponto de partida e chegada a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. Agentes da Guarda Municipal de Itaboraí interditaram parcialmente as vias do trajeto para garantir a segurança dos participantes e evitar congestionamentos.

"É um orgulho poder colaborar com essa causa ao lado da minha família e de mulheres tão guerreiras. Sabemos o quanto é importante conscientizar a população sobre a prevenção ao câncer de mama e incentivar os cuidados com a saúde", enfatizou o prefeito.

Embora o município se encontre na bandeira verde, os participantes foram orientados a manter todos os protocolos de saúde, como a utilização de máscaras. A diretora do Departamento de Assistência às Políticas Estratégicas da Atenção Primária à Saúde, Flávia Vilas Boas, ressaltou que o principal objetivo da caminhada é levar informação para as mulheres itaboraienses.

"É fundamental sensibilizar a população, principalmente as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto antes for descoberta a doença, mais chances de eficiência no tratamento", destacou a diretora.

Na batalha contra a doença desde 2019, a professora Ana Cláudia Busquet, de 51 anos, conta que encontrou um nódulo durante um autoexame, após sentir dores no braço. Moradora de Manilha há mais de 40 anos, a docente alerta que essa deve ser uma luta para todas as mulheres.

"Por isso é muito importante fazer o autoexame. Descobrindo a doença cedo, tem cura. A luta contra o câncer de mama é por nós, pelas nossas filhas, nossas mães, nossas tias, por todas as mulheres", disse.

Também estiveram presentes na caminhada os secretários municipais de Esporte e Lazer, Lenon Coutinho; de Agricultura, Abílio Pereira; de Habitação e Serviços Sociais, Sheila Rodrigues.  Além da presidente do Itaprevi, Joana Lage, e vereadores.

Após o percurso, para manter o ritmo dos exercícios, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer promoveu diferentes atividades na quadra de esportes da praça, entre elas aulões de Zumba, Taekwondo, Crossfit e Muay Thai.

Fechando o sábado, as secretarias de Saúde e de Cultura promovem o lançamento do livro “Mulheres Maravilhosas e suas histórias inspiradoras” da autora Márcia Fernandes Ferreira, no Itaboraí Plaza Shopping.

Empreendedorismo regional

Após a realização da Caminhada Rosa, o entorno da Praça Marechal Floriano Peixoto se tornou palco da 1ª Feira do Circuito Fluminense de Cultura Popular e Economia Solidária da região. Com a participação de 150 empreendedores, a feira regional tem o objetivo de identificar, mapear, cadastrar, valorizar, fomentar e fortalecer os negócios dos trabalhadores da Economia Criativa e Solidária de cinco municípios do Leste Fluminense: Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Maricá e Tanguá.

A feira começou às 10h e vai até as 22h, com exposição de artes, artesanato, gastronomia, agricultura familiar, cosméticos naturais, recreação, música, dança, teatro, oficinas, tenda terapêutica, stands do Centro do Empreendedor, do Trabalho e Renda, do Conleste e muito mais.

"O objetivo é unificar todos os empreendedores da nossa região. A maioria dos expositores diretamente empregam uma, duas ou três pessoas, por isso é tão importante o incentivo do município, proporcionando oportunidades e espaços para que esses trabalhadores possam gerar renda", disse o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourival Casula.

< Polícia Civil prende advogada do líder de facção criminosa do Rio de Janeiro Trabalho de sanitização em São Gonçalo é premiado pela ONU na Áustria <