Passeio

Caminhada turística faz 'mergulho' na história de São Gonçalo

Grupo descobriu curiosidades sobre diversos locais

O passeio iniciou na Câmara de Vereadores
O passeio iniciou na Câmara de Vereadores |  Foto: Julio Diniz - Ascom SG
 

Uma caminhada turística pelo Centro de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, marcou o sábado (16) de um grupo de 20 pessoas, que participou do roteiro “São Gonçalo: História e Identidade”.

Eles aprenderam sobre a história de pontos conhecidos, como a Câmara de Vereadores e a Igreja Matriz. A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura promoveu a ação.

O passeio foi guiado pelas turismólogas e guias de turismo Cathiane Santos e a Joyce Braga e o historiador da Uerj Ruy Aniceto.

Antes de começar a caminhada, os participantes estavam animados em conhecer as curiosidades de cada canto importante da cidade. A aposentada Benedita Monteiro, de 66 anos, disse que sempre aproveita passeios turísticos em todos os lugares por onde viaja e agora tem a oportunidade de participar onde mora.

O passeio iniciou na Câmara de Vereadores, seguiu pela Praça Zé Garoto, Casa das Artes, Igreja Matriz, Estátua Pastor Waldemar Zarro, Teatro Municipal, antigo prédio da Prefeitura, Praça Doutor Luiz Palmier e terminou no Bistrô Cultural D’avó, onde os participantes lancharam e puderam conversar sobre o conteúdo aprendido.

“A gente tem o hábito de viajar, conhecer outros lugares, ir a museus, saber a histórias de outros estados, outros países, mas temos que valorizar a nossa cidade. Na maioria das vezes deixamos o nosso local onde moramos de lado. E não pode ser assim”, disse.

Os pontos visitados despertaram muita curiosidade dos moradores. A professora primária Gabriela Fagundes, de 35 anos, estava anotando cada explicação das guias.

“São coisas que nossos alunos não aprendem na escola. Mas deveriam. Eu já estou pensando em uma atividade com eles na segunda-feira para contar tudo que estou aprendendo aqui”, explica.

< Torcedores garantem lugar na Copa do Brasil doando sangue no Rio Projeto social em comunidade de Niterói enfrenta dificuldades <