Cidades

Campanha de Vacinação Antirrábica pretende atender 80% dos animais de São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Campanha de Vacinação Antirrábica pretende atender 80%  dos animais de São Gonçalo
|  Foto: Renan Otto
Município iniciou atendimento, que será feito em duas etapas. Foto: Divulgação / Renan Otto

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, iniciou neste sábado (23) a Campanha de Vacinação Antirrábica 2021, que será realizada em duas etapas, divididas pelos bairros. O objetivo é vacinar 80% dos 150 mil cães e gatos da cidade (população estimada), um total de 120 mil animais. Além de unidades de saúde, a imunização aconteceu em escolas, associações de moradores e outros pontos, das 8h às 17h.

Na primeira etapa, que teve início neste sábado, os locais de vacinação funcionaram atendendo a população dos bairros de Neves, Vila Lage, Pita, Santa Catarina, Barro Vermelho, Covanca, Engenho Pequeno, Paraíso, Gradim, Porto Novo, Porto da Pedra, Brasilândia, Mutuá, Boaçu, Porto do Rosa, Boa Vista, Galo Branco, Centro, Estrela do Norte, Rocha, Lindo Parque, Antonina, Salgueiro, Zumbi, Jardim Catarina e outros próximos.

Na segunda etapa, no dia 6 de novembro, os postos irão atender Alcântara, Mutondo, Colubandê, Trindade, Coelho, Laranjal, Rio do Ouro, Tribobó, Anaia, Jóquei, Arrastão, Vila Candoza, Santa Luzia, Sacramento, Guaxindiba, Marambaia, Monjolos, Vista Alegre, Jardim Bom Retiro, Pacheco e localidades próximas. As ações vão contar com cerca de mil funcionários, entre agentes de saúde, agentes de endemias e médicos veterinários da Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde Ambiental, ambas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, e voluntários.

"Achei muito importante essa ação, pois ajuda e muito a população a manter a vacinação dos bichos em dia e achei super tranquilo já que a fila estava pequena", disse Jaqueline Carvalho, de 36 anos, moradora do Rocha.

Alerta

Animais doentes, com febre, diarréia ou outras enfermidades não devem ser vacinados, assim como as fêmeas gestantes ou amamentando filhotes. A raiva é uma doença mortal. É transmitida pela saliva de um animal infectado, através de mordida, arranhão ou lambedura. Cães, gatos, morcegos e outros animais silvestres podem transmitir a doença.

< Regime Adicional de Serviço no Rio para Guarda-vidas Agente penitenciário tem carro e arma roubados em SG <