Cidades

Capoeira inclusiva e gratuita em São Gonçalo

O Projeto Curumim está funcionando há 4 anos no clube. Foto: Divulgação

O Projeto Curumin, que acontece no Clube Tamoio, em São Gonçalo, oferece aulas gratuitas de capoeira para pessoas com deficiência e crianças entre 7 e 12 anos em todas as terças e quintas das 18h às 19h.

O responsável pelo projeto, Antônio Afonso, de 57 anos, atua há 47 anos como capoeirista, além de ser formado em Educação Física, pós-graduado em Psicomotricidade e Educação Inclusiva.

De acordo com ele, promover essas aulas é uma forma de inclusão e ajuda quem convive com pessoas com deficiência a ter um outro olhar sobre a sociedade.

"Quem tem o contato direto com o deficiente reage melhor, observa melhor, tem um olhar diferente. A criança cresce com uma visão integrada", declarou o mestre.

Projeto

O Projeto Curumin funciona há 4 anos no Clube Tamoio, mas o capoeirista conta que ministra aulas no local há cerca de 27 anos. Além do mestre, mais dois professores de capoeira atuam como voluntários.

O grupo faz parte da Associação de Capoeira Negrinhos de Sinhá VII (ACNS VII), fundada em 25 de novembro de 1987, que é credenciada e reconhecida para trabalhar e desenvolver atividades culturais, esportivas, lúdicas, sociais e de inclusão para combater todos os tipos de discriminações.

Promover essas aulas é uma forma de inclusão. Foto: Arquivo Pessoal

Antônio Afonso afirmou que não busca nenhum fim lucrativo.

"Eu não busco enriquecer. Tenho alunos que às vezes não têm dinheiro da passagem, eu pego e dou. É uma satisfação pessoal", afirmou.

Depoimento

A dona de casa Ana Letícia Rodrigues, de 42 anos, mãe da jovem com microcefalia Ana Beatriz, de 18 anos, que entrou para grupo há cerca de um mês, informou que gosta muito do trabalho realizado.

"Além dele trabalhar a parte da socialização e psicomotricidade, ele também trabalha com a inclusão e eu gostei muito dessa parte! O mestre faz com que as crianças interajam, dentro das suas limitações e dificuldades. Minha filha, por exemplo, adora música e esse lado é todo trabalhado", disse.

Interesse

A associação vem buscando apoio nos órgãos públicos e privados para juntos contribuírem com o desenvolvimento e integração social de todos que estão inseridos direto ou indiretamente do Ponto de Cultura dentro do Projeto Curumim.

Quem tiver interesse em participar do projeto ou ajudar de alguma forma, pode procurar o Antônio Afonso no horário das aulas, no Clube Tamoio. Além das aulas gratuitas, o professor está no clube nas terças e quintas, das 20h às 21h30, e aos sábados às 11h.

A pandemia não suspendeu as atividades do projeto.

< Demissão em massa e crise na saúde de São Gonçalo Polícia de olho no Nego do Borel <