Cidades
Carreata a favor da abertura do comércio é cancelada em Maricá
Comerciantes, empresários, motoristas de aplicativos e trabalhadores autônomos cancelaram uma carreata, que aconteceria na manhã deste sábado (28), para pedir abertura do comércio em Maricá.
De acordo com os organizadores, o manifesto estava marcado para acontecer às 9h na Praça do Barroco, em Itaipuaçu, mas devido a recomendação do Ministério Público a medida foi cancelada.
"Decidimos cancelar a carreata, já que fomos coagidos a isso. Queríamos realizar o manifesto devido a necessidade de trabalharmos, mas fomos impedidos" disse o motorista de aplicativo, Luiz Júnior.
De acordo com órgãos de segurança, o ato contraria as recomendações das autoridades da área de saúde no Brasil e da Organização Mundial da Saúde (OMS), além dos decretos Estadual nº 46.973/2020 e o Municipal nº 501/2020. que pedem para que as pessoas fiquem em casa como prevenção ao avanço do novo coronavírus.
"Temos a necessidade de abrir, não da para ficarmos sem renda. Sabemos de todas as recomendações e vamos ter todo o cuidado necessário, mas precisamos levar o sustento para nossas famílias", disse um comerciante, que preferiu não se identificar.
Nesta sexta-feira (27), o Ministério Público Estadual (MPE) recomendou que fossem adotadas todas as providências cabíveis a fim de cumprir os decretos. De acordo com o órgão, a carreata ainda estava associada a um grupo político da cidade.
O secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional, Ten. Cel. Júlio César Veras, informou que não houve necessidade de intervenção.
"A Ordem Pública do município esta aqui para cumprir o decreto municipal com relação a abertura do comércio e em relação a aglomeração de pessoas. Recebemos através das redes sociais um chamamento para uma carreata, que também chegou no conhecimento do Ministério Público, que nos mandou um documento recomendando que fizesse cumprir o decreto. Na manhã deste sábado não percebemos qualquer ação ou movimentação neste sentido, diante disso não houve necessidade da nossa intervenção", explicou.
A comando da Polícia Militar, a Guarda Municipal e agentes da secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional estiveram no local com intuito de monitorem de perto o evento e evitar aglomeração para preservação da saúde pública diante da pandemia ocasionada pelo covid-19.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!