Polêmica

Cartilha usa pronome neutro para receber alunos em universidade do Rio

Segundo PUC, publicação foi feita por veteranos da unidade

O DCE se identifica como uma entidade que representa a pluraridade e busca dar voz a demandas estudantis.
O DCE se identifica como uma entidade que representa a pluraridade e busca dar voz a demandas estudantis. |  Foto: rede social
  

Uma cartilha contendo linguagem neutra foi distribuída por estudantes a calouros da Pontíficia Universidade Católica (PUC-Rio). Uma foto com a publicação de boas-vindas foi divulgada através das redes sociais, mas o caso aconteceu na semana passada, durante o início do ano letivo. 

No material impresso, a capa trazia mensagens receptivas com a frase 'bem-vindes, caloures!" com instruções a novos alunos. 

De acordo com a reitoria da universidade, o material foi produzido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), entidade que representa os estudantes dentro da universidade, e não se trata de um documento institucional.

O diretório se identifica como uma entidade que representa a pluraridade e busca dar voz a demandas estudantis, defender os direitos e ser responsável por organizar eventos, além de promover debates e mobilizar os estudantes frente a pautas dentro e fora da universidade.

A cartilha ainda possui data de atos como uma roda de conversa nesta segunda (14), em decorrência de quatro anos do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, assassinados a tiros no dia 14 de março de 2018. 

O grupo ainda possui uma conta no instagram que utiliza linguagem neutra em seus posts e procura dar mais orientações aos alunos. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por DCE Raul Amaro (@pucriodce)

Polêmica

A linguagem neutra vem sendo questionada e é motivo de polêmica há algum tempo. O ministério da educação chegou a apontar a modificação do texto como algo artificial e é contrário ao uso dela em instituições de ensinos.

Em 2020, o deputado Junio Amaral (PSL-MG), militar reformado, propôs um Projeto de Lei 5198/2020, que proíbe instituições de ensino e bancas examinadoras de concurso público a usarem palavras que não identifiquem gêneros. 

"Este projeto de lei é apresentado em resposta a tentativas isoladas de impor ao conjunto do todo nacional uma visão linguística que reconheceria no português um terceiro gênero, o neutro, ao lado dos gêneros masculino e feminino”, disse o deputado.

O texto tramita desde 2020 e já foi discutido em diversas comissões. Atualmente, o projeto segue aguardando parecer do relator da Comissão de Trabalho, de administração e Serviço Público (CTASP). 

< Acidente deixa seis feridos e interdita parcialmente a BR-101. Veja Com rostos cobertos, manifestantes fecham a Linha Amarela; veja vídeo <