Saudade

Cartunista lembra dos 21 anos da morte do cantor Claudinho

Funkeiro morreu, aos 26 anos, em acidente de carro em 2002

Claudinho e Dan aproveitavam o tempo livre para curtir o dia juntos
Claudinho e Dan aproveitavam o tempo livre para curtir o dia juntos |  Foto: Rede social

Nesta quinta-feira (13), faz 21 anos da trágica morte do cantor Cláudio Rodrigues de Mattos, o Claudinho, que fazia dupla de funk com Buchecha. O seu grande amigo e cartunista Daniel Souza da Silva e morador de Niterói, na Região Metropolitana, prestou uma homenagem com fotos em suas redes sociais. Em seu Instagram, Dan, como é conhecido, escreveu: "21 anos sem Claudinho! Essa pessoa incrível que só nos trouxe alegria! Ficaram as lembranças".

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Daniel Souza da Silva (@dancaricaturas)

Dan ficou famoso por suas caricaturas, principalmente de artistas famosos, como Pelé, Messi, a Rainha Elizabeth, Jô Soares, entre outros. O cartunista já teve suas obras contempladas em diversos eventos e exposições, e claro, não poderia faltar um desenho em homenagem ao seu amigo.

Leia +: Família sem Claudinho: como vivem viúva e filha do cantor

Leia +: Viúva de Claudinho grava música em homenagem ao cantor

O artista comentou também que a sua paixão era compartilhada com Claudinho, que era apaixonado por desenhos.

Nós tínhamos um laço de amizade muito forte. Ele gostava muito de desenhar também e sempre me mostrava o caderno de desenhos dele. Isso era muito legal e tenho saudades disso até hoje" , relembrou Dan
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Daniel Souza da Silva (@dancaricaturas)

Só hits

Claudinho fez sucesso no Brasil ao lado da dupla Buchecha. No início dos anos 2000, os funkeiros de São Gonçalo lançaram hits de sucesso, como "Só Love", "Quero Te Encontrar" e "Fico Assim Sem Você", que contagiavam e atraiam muitas pessoas por onde passavam. Ganhando mais notoriedade, a agenda ficava cada vez mais cheia. Apesar da rotina corrida, Dan relatou como era o dia a dia com o amigo e contou que ia na maioria dos shows pelo Rio.

"A gente sempre dava um jeito de se ver, de marcar alguma coisa. Ele me ligava pra fazer um churrasco, pra ir à casa dele, pra jogar futebol. Estávamos sempre nessa conexão. Sempre que dava, eu ia aos shows dele também. Era muito maneiro", contou.

E foi voltando de um dos shows que Claudinho faleceu. O funkeiro tinha ido em seu carro, enquanto Buchecha preferiu viajar na van, junto com a equipe. Na descida da Serra das Araras, perto da cidade de Seropédica, na Baixada Fluminense, Claudinho sofreu um acidente de carro. Quem estava dirigindo era Ivan Crespo Manzieri, que sobreviveu ao acidente, enquanto o artista não resistiu aos ferimentos. No dia e na hora do acidente, chovia muito. 

O caso teve diversos desdobramentos e a viúva de Claudinho, Vanessa Alves Ferreira, processou o motorista Ivan. A concessionária da rodovia, a Nova Dutra, também foi condenada a pagar uma indenização de R$ 13.460,39 pelos danos causados ao veículo e uma pensão mensal de R$ 2.051,23 para Vanessa, até que ela complete 70 anos.

"Eu fiquei sabendo da morte do Claudinho por um vizinho meu. Era bem cedo e ele ficou me gritando no portão e falando 'o Claudinho morreu! Liga o rádio pra você ouvir'. Eu não estava acreditando. Fiquei em choque", lembrou Dan.

Passados 21 anos da tragédia que tirou a vida do cantor, o cartunista contou como tem sido todos esses dias desde a morte de Claudinho.

A sensação que fica é que está sempre faltando alguém. Esses dias mesmo eu fui a um show do Bucheca e falei pra ele que até hoje sinto saudades dele aqui, saudades de ver ele no palco" , finalizou o amigo

Homenagem em filme

O filme "Nosso sonho" está sendo produzido em homenagem ao funkeiro, mostrando toda a tragetória da dupla Claudinho e Buchecha. O longa é dirigido por Eduardo Albergaria e terá a paritipação do atores Lucas Penteado e Juan Paiva, que irão interpretar os cantores.

A produção vai contar a amizade entre os dois, como eles atingiram o sucesso através da música, até o trágico acidente que tirou a vida de Claudinho, no dia 13 de julho de 2002, quando o funkeiro tinha apenas 26 anos. Além disse, o filme também vai mostrar todo o processo de dificuldade, depressão e superação em que seu parceiro Buchecha passou até recomeçar na carreira solo.

< Incêndio em mata assusta em SG. Fumaça chega próximo a hospital Alunos da rede estadual ganham medalhas na Olimpíada de Matemática <