Riscos
Casas construídas em área de risco são demolidas em Maricá
Famílias que residiam no local recebem aluguel social
Três casas construídas em área de risco no Morro do Amor, em Araçatiba, foram demolidas pela prefeitura nesta sexta-feira (29). O terreno em que foram erguidas as residências foi classificado pelos técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil como de risco geológico nível 4, o mais alto na escala, com alta possibilidade de desmoronamento em caso de chuva forte. Outras duas casas no entorno já haviam sido demolidas, também devido à chance de acidentes.
As famílias que viviam no local foram cadastradas pela Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos serão incluídas nos projetos de reassentamento da pasta – atualmente, elas já recebem o aluguel social. O secretário Victor Maia afirmou que essas pessoas terão prioridade para receber novas casas.
“É uma preocupação nossa, não só de garantir a segurança das pessoas que atualmente vivem em áreas de risco, mas também de acolhê-las da melhor maneira: por isso buscamos agilizar o repasse do aluguel social logo após a remoção e damos prioridade a esses moradores nos programas de reassentamento da Prefeitura”, diz Maia.
Assistente social da secretaria, Sely Cristina explicou que, após a avaliação geológica da Defesa Civil, em 2019, começou o processo de cadastramento das famílias locais, visando justamente a remoção de moradores da localidade.
Com a chegada da pandemia de Covid-19, o trabalho teve que ser paralisado e foi retomado este ano. Após a conclusão da derrubada das casas – feita com apoio de homens da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) – o terreno será limpo e receberá um equipamento público, como uma praça, impedindo que o local seja ocupado por novas construções irregulares.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!