Animal!

Castramóvel chega a Niterói; saiba como levar o seu pet

Os atendimentos acontecem no Caio Martins

Unidade vai ficar na cidade por cerca de um mês
Unidade vai ficar na cidade por cerca de um mês |  Foto: Karina Cruz
  

O Castramóvel RJPET está de volta a Niterói a partir desta segunda-feira (19), no Estádio Caio Martins, na Zona Sul da cidade. Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sexta-feira e em sábados intercalados, das 8h às 16h20. Os agendamentos podem ser feitos pelo site

Os felinos - machos e fêmeas - são castrados às segundas e quintas; os cães machos, às terças e sextas; e as cadelas, às quartas.

O programa é realizado em uma unidade móvel equipada e tem como objetivo principal controlar a população de animais domésticos, prevenindo o abandono e reduzindo a superpopulação nas ruas.

Daniel Marques (União Brasil), vereador de Niterói, conta que pediu para que o Castramóvel retornasse à cidade, reforçando o papel do governo nessa responsabilidade.

"O RJPET é um programa fantástico porque ele abrange o estado todo. Durante muito tempo a gente discutiu o papel do Governo do Estado na castração, porque as prefeituras sempre fazem sozinhas. O governador Cláudio Castro resolveu abraçar essa responsabilidade, é um investimento alto e muito importante. É muito importante essa política pública da castração. Hoje eu digo que é a mais importante de todas da proteção animal", afirma o vereador.

O vereador Daniel Marques solicitou a vinda do Castramóvel a Niterói
O vereador Daniel Marques solicitou a vinda do Castramóvel a Niterói |  Foto: Karina Cruz
 

O deputado federal Marcelo Queiroz (PP - RJ), idealizador do programa ainda à época em que ocupava o cargo de Secretário de Agricultura do Rio, falou da importância dessa política pública.

“Eu idealizei esse projeto já algum tempo. Hoje é o maior projeto de castração do mundo. Ano passado foram 206 mil castrações e em alguns dias a gente bate 300 mil. São seis ônibus iguais a esse rodando pelo estado e 58 clínicas credenciadas e com foco em castração, que a gente entende ser a principal base da solução do problema do abandono e do excesso de animais que a gente não tem condições de sustentar", disse.

O deputado federal Marcelo Queiroz é o idealizador do projeto
O deputado federal Marcelo Queiroz é o idealizador do projeto |  Foto: Karina Cruz
 

Segundo o deputado, a castração é importante também para o bem-estar do animal.

A castração também alonga a vida do bichinho, então ela não é só uma política pública, mas também para o bem-estar animal Marcelo Queiroz, deputado federal
 

A subsecretária estadual de Proteção e Bem-Estar Animal, Camila Costa, explica como são feitos os agendamentos e a organização para não causar um estresse aos animais. Ela reforça que qualquer pessoa pode se cadastrar para levar o seu pet.

"Os agendamentos são todos feitos pelo site e pra evitar o estresse dos animais temos separado os dias de cada espécie. Em média a gente faz uns 150 animais por dia. Cada pessoa física tem direito a um animal por mês, e o protetor de animal, a oito castrações mensais”, conta.

Camila Costa diz que, em média, serão 150 animais castrados por dia
Camila Costa diz que, em média, serão 150 animais castrados por dia |  Foto: Karina Cruz
 
  • Os atendimentos são feitos de segunda a sexta, e em sábados intercalados
    Os atendimentos são feitos de segunda a sexta, e em sábados intercalados
  • O Castramóvel conta com uma estrutura para realização de cirurgias e para a recuperação do animal
    O Castramóvel conta com uma estrutura para realização de cirurgias e para a recuperação do animal
  • Os felinos são atendidos nas segundas e quintas
    Os felinos são atendidos nas segundas e quintas
 

< Alcione faz show de graça na Zona Norte do Rio nesta quinta CBF bate martelo para escolha do técnico da Seleção; saiba quem é <