Cidades
Celebração a São Gonçalo do Amarante começa cedo, nesta sexta
Padroeiro da segunda cidade mais populosa do Estado, nesta sexta-feira (10) é comemorado o dia de São Gonçalo do Amarante. Os festejos começam logo cedo com uma missa na paróquia no bairro Zé Garoto, mas não para por ai, durante o fim de semana também acontecerá eventos em comemoração ao padroeiro de São Gonçalo que leva o nome do santo.
Logo cedo, às 8 horas desta sexta acontece a primeira missa na paróquia de São Gonçalo. Já a noite, às 18h30, acontece a tradicional procissão pelo Centro de São Gonçalo, saindo da praça Zé Garoto. Após o cortejo, por volta das 19h30 acontece a missa de encerramento das atividades desta sexta, com o show com a comunidade Divina Luz.
As atividades retornam no sábado (11) às 18 horas com uma missa seguida pelo show da banda Zero Hora. No domingo (12) as missas começam cedo, às 7 horas. Às 11 acontece a segunda missa do dia, seguida de um almoço, já no período da noite (às 19h30) acontece a última missa de 2020 em comemoração ao dia de São Gonçalo do Amarante. Após a última missa do lado de fora da igreja acontecem shows de MPB.
Nesta sexta apenas as serviços considerados indispensáveis, como Saúde, Defesa Civil e Desenvolvimento Urbano funcionarão em São Gonçalo. Para as demais será ponto facultativo.
Santo protetor dos ossos e padroeiro das pessoas que buscam por um bom casamento: São Gonçalo de Amarante, também é padroeiro da cidade que leva seu nome. São Gonçalo tem uma grande fama de santo casamenteiro. De acordo com a lenda, a mulher que tocar no túmulo de São Gonçalo do Amarante – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz.
Nascido no final do século XII, em Portugal se dedicou ao estudo de teologia e sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pelo Oriente Médio e quando retornou ao Portugal se tornou um recluso, na região de Amarante. Ele morreu em 10 de janeiro, em sua cabana. Mais tarde um mosteiro foi construído ao redor de onde ele foi sepultado.
Mesmo não sendo oficialmente canonizado pela Igreja Católica, São Gonçalo é tido como santo pelo povo e venerado como tal.
A cidade de São Gonçalo recebeu esse nome depois que Gonçalo Gonçalves recebeu a a propriedade da sesmaria do Suassunhão, localizada entre o rio São Lourenço e a atual praia das Pedrinhas e rebatizou a região de São Gonçalo, santo este padroeiro de sua terra natal em Portugal.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!