Cidades

Celebração silenciosa a São Jorge sem alvorada e procissões em Niterói

Tradicional procissão pelo Santo Guerreiro foi cancelada pelo segundo ano consecutivo. Foto: Arquivo

As celebrações pelo Dia de São Jorge, em Niterói, nesta sexta-feira (23), serão transferidas para a Catedral de São João Batista, no Centro de Niterói. No ano passado, o pároco da Capela de São Jorge, Padre Wallace Dahan dos Santos, suspendeu todas as atividades para garantir a saúde dos fiéis.

Pelo segundo ano a tradicional procissão, missa campal e alvorada foram canceladas, devido à pandemia do novo coronavírus. Para frequencia nas missas da catedral uso de máscara e álcool 70% são obrigatórios.

Ao todo, serão quatro celebrações: 8h, 12h, 15h e 18h. Para participar, é necessário fazer o agendamento prévio através dos telefones (21) 2613-4946 e 2620-2529.

De acordo com comandante do 12º Batalhão de Niterói, coronel Sylvio Guerra, a tradicional missa que acontece na capela que fica dentro do batalhão está suspensa.

São Jorge tem grande devoção popular em todo o Brasil, e é considerado o padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro, dos escoteiros e da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro.

Rio

As igrejas do santo guerreiro em Quintino, Zona Norte do Rio, e a de São Gonçalo Garcia e São Jorge, na Praça da República, no Centro, estarão fechadas ao público. As missas serão transmitidas pelas redes sociais das paróquias e pelo canal católico Rede Vida.

A Alvorada, às 5h, será apenas na Igreja Matriz, mas não é recomendável a presença de fiéis, que poderão acompanhar também através das transmissões pela internet. O Corpo de Bombeiros do Rio vai fazer uma alvorada às 6h, no quartel de Copacabana, e em seguida, uma imagem do santo vai seguir em carro aberto da corporação até o Quartel Central, na Praça da República.

Com Agência Brasil

< Governo anuncia vacinação de grupos com comorbidades para maio Polícia à caça dos espancadores de Itaboraí <