Cidades
Centenas de fiéis por Nossa Senhora do Amparo em Maricá
Centenas de fiéis se reuniram na noite desta quinta-feira (15) para celebrar o Dia de Nossa Senhora do Amparo padroeira de Maricá.
A multidão se concentrou em frente à Igreja Matriz, no Centro, para a procissão que percorreu diversas ruas com a imagem da padroeira. O início da caminhada foi marcado por queima de fogos.
No decorrer do percurso, as principais vias do centro do município também foram tomadas por carreata com pelo menos dez veículos exibindo imagens das capelas presentes na comunidade.
Segundo a Guarda Municipal, os fiéis percorrem as ruas Clímaco Pereira, Domício da Gama, Ribeiro de Almeida e Praça Conselheiro Macedo Soares, respectivamente, retornando pela Ataíde Parreiras, Abreu Rangel, terminando a jornada na Avenida Nossa Senhora do Amparo.
Moradora de Itapeba, a cantora Mariana Cunha, de 23 anos, disse que a data tem um valor simbólico para ela e toda a sua família.
“Todos os anos nós acompanhamos a procissão. Fora isso, a Nossa Senhora do Amparo já nos concedeu várias bênçãos. As últimas foram a construção da minha casa e a estabilização da saúde do meu avô, que estava muito doente”, disse ela completando que acompanhar a procissão significa um ato de agradecimento", revela a fiel.
Como manda a tradição, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, promoveu outras reuniões ao longo do dia. Segundo a organização do evento, somente neste dia da Padroeira aconteceram quatro missas em horários distintos.
A última cerimônia eucarística aconteceu por volta das 16h, sendo esta ministrada pelo Arcebispo Emérito Dom Alano Pena.
Na parte da noite, o palco montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, recebe o grande show do Padre Alessandro Campos.
Trânsito
Conforme a Prefeitura de Maricá, os ônibus que entram em direção ao Centro pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa terão de acessar a Rua Athayde Parreiras, por onde seguem em direção à Praça Conselheiro Macedo Soares rumo ao ponto final, que será no terminal rodoviário para todas as linhas.
De acordo com o itinerário, os coletivos poderão deixar a região pela Avenida Roberto Silveira (em direção ao Flamengo) ou pela Rua Abreu Sodré (rumo à primeira entrada), sendo que nesta última não há ponto de acesso ou desembarque.
Para os coletivos que vêm da região litorânea, o trajeto a partir da rotatória do Hospital Conde Modesto Leal é feito após o trecho final da Rua Domício da Gama, seguindo pelas ruas Clímaco Pereira, Soares de Souza e Ary Spíndola até a Avenida Roberto Silveira, por onde seguem até a rodoviária e retornam pelo sentido oposto.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!