Cidades

Chuva causa alagamentos em Niterói e São Gonçalo

Ouça a reportagem
A Avenida Silvio Picanço ficou completamente alagada em Charitas (Foto via Grupo Plantão Enfoco)

Uma frente fria combinada com baixa pressão afeta a costa do estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (13) até o sábado (16), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Diante da possibilidade de chuvas moderadas a fortes e ventos, a Defesa Civil das cidades de Niterói e São Gonçalo declararam estágio de alerta, a terceira da categoria de quatro. Em Maricá, o estágio é de vigilância.

Em Niterói, o maior acumulado pluviométrico da madrugada de terça-feira (12) foi de 32 mm no Morro do Estado. Das 4h às 5h, também houve registro de 28,6 mm no bairro de Fátima e 24,8 mm em Santa Bárbara. As localidades do Coronel Leôncio, Travessa Beltrão e Morro do Bumba registraram os maiores acumulados pluviométricos nas últimas 24 horas.

Alagamentos e bolsões d’água

O nível do canal de São Francisco aumentou, na Avenida Presidente Roosevelt bolsões de água se formaram. Agentes da NitTrans abriram uma faixa reversível na Avenida Professor Silvio Picanço, em Charitas, no sentido Jurujuba.

Por volta das 6h, a Avenida Roberto Silveira e ruas transversais, em Icaraí, apresentavam pontos de alagamento.

Em Icaraí, várias ruas ficaram alagadas (Foto via Plantão Enfoco)

Em São Gonçalo, moradores informaram pontos de alagamento no Colubandê, Mutondo e Nova Cidade. A água também invadiu o andar térreo do Hospital Samcordis, na Estrela do Norte, São Gonçalo. A maioria das ocorrências recebidas pela Defesa Civil são de ameaça de queda de árvores nos bairros Porto da Pedra, Porto Velho e Arsenal, além da queda de muro nos bairros Vila três e Centro. também foram registradas duas ocorrências de alagamento no bairro Mutuá. 

Aulas suspensas

Alunos da rede estadual foram dispensados nesta quarta. Na rede municipal de Niterói também não haverá aulas, enquanto no Rio os estudantes serão dispensados no período da tarde. São Gonçalo e Maricá, por enquanto, não se manifestaram sobre suspensão de aulas.

Trânsito

Na Ponte Rio-Niterói, a concessionária Ecoponte alerta para visibilidade reduzida e pista escorregadia. No início da manhã, linhas de ônibus municipais e intermunicipais com trajeto pela orla de Icaraí estavam sendo desviados para a Avenida Roberto Silveira.

< Chuva alaga diversos pontos do Rio Queda de árvore próxima à catedral no Centro <