Cidades
Chuva e caos na cidade
Diversos pontos de Niterói ficaram alagados por conta da forte chuva que atinge a cidade desde a noite desta segunda-feira (8) e complicaram o trânsito de carros e pedestres desde as primeiras horas desta segunda-feira (9).
No Centro, moradores e frequentadores relataram que os pontos de maior alagamento foram na ruas Marquês de Paraná e Conceição.
Na Zona Norte, o canal da Alameda São Boaventura quase transbordou. O trânsito, que já costuma ser intenso na via, ficou ainda mais complicado devido à chuva, segundo moradores. No Barreto, a Rua Benjamin Constant ficou intransitável, assim como a Rua Vereador José Vicente Sobrinho, na Engenhoca. A região conhecida como Ponto Cem Réis também ficou alagada.
Na Zona Sul, em Santa Rosa, a Rua Doutor Mário Vianna e Santa Rosa apresentaram bolsões de água. Em Icaraí, a ruas Presidente Backer, Mem de Sá, Doutor Paulo Alves, e Avenida Roberto Silveira também alagaram deixando o fluxo lento no trânsito da região. As orlas das praias de São Francisco e Charitas também ficaram engarrafadas.
Comércio fechado
O comércio no município ficou prejudicado por conta dos alagamentos na cidade. Segundo o sindicato dos Lojistas do Comércio de Niterói (Sindilojas), a dificuldade de acesso do consumidor e até mesmo a de funcionários deixou "a situação dramática para a categoria, assim como para todas as outras". Ainda não há como prever, percentualmente, quantas lojas foram afetadas.
Apesar da chuva, não houve alteração no horário de abertura e fechamento de estabelecimentos localizados no Centro, assim como shoppings e centros comerciais espalhados pelo município. No entanto, comércios em locais de difícil acesso, como Barreto e Engenhoca foram mais afetados e alguns não chegaram nem a abrir nesta terça-feira (9).
De acordo com a comerciante Carla Torreiro, a Rua Benjamin Constant, onde fica a sua loja, alaga toda vez que chove forte e prejudica as vendas.
"Entrou água na loja, tivemos que limpar tudo, mas às vezes nem vale a pena, porque os clientes não conseguem chegar. Para você ter uma noção, os ônibus só voltaram a passar por volta das 13h, esse período de chuva é complicado", contou.
O Sindilojas aconselhou que cada lojista verifique suas limitações para evitar que haja danos nas instalações dos estabelecimentos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!