Tristeza
Chuvas deixam mil famílias desalojadas em Carapebus, norte do Rio
Duas pessoas morreram e uma segue desaparecida
Moradores de Carapebus, no norte do estado do Rio, tentam se reerguer após passarem pela maior catástrofe ambiental da história do município. Até o momento, duas pessoas morreram, uma segue desaparecida e outras mil estão desalojadas.
Os rastros deixados por dias que não vão sair da memória dos moradores são assustadores. Muitas casas foram tomadas pelas águas e a estimativa da prefeitura é de que mil famílias estejam desalojadas.
Tá muito feio, perderam muito suprimento, muita medicação, as pessoas estão sem nada, só com a roupa do corpo, é muito triste. Vê a cidade do jeito que está é muito triste. Nenhuma foto consegue retratar o peso que está no ar
Alguns moradores criaram uma rede de solidariedade para ajudar as vítimas que estão sem nada. Dentre os itens que precisam para arrecadação estão: colchonetes, cobertores e utensílios para higiene pessoal
De acordo com o prefeito da cidade, Bernard Tavares, está é uma das piores catástrofes na história do município. Ele vem participando ativamente das buscas e restauração da cidade. Um vídeo, publicado em suas redes sociais na última quinta-feira (1°), mostra um momento desesperador de resgate.
Nesta sexta-feira (3) foi encontrado o corpo de Nilza Ana da Silva Barcelos, ela foi arrastada pelas águas. Sua filha, Jane Barcelos, estava junto com ela e está desaparecida, o Corpo de Bombeiros segue nas buscas. Durante o temporal da última quarta-feira (30), Jailton Motta, de 82 anos, foi atingido por um raio e também veio a óbito.
Recursos do estado
Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a de Governo estão na região prestando assistência aos moradores desabrigados e desalojados. Foram liberados recursos emergenciais para compra de insumos. Além disso, a pasta segue levando orientação técnica para o cadastramento e a concessão do benefício do aluguel social, como também das famílias elegíveis para receber o Cartão Recomeçar.
A Fundação para Infância e Adolescência (FIA) colocou um caminhão à disposição para agilizar as entregas das doações. Até o momento foram doados mais de 600 colchões para as cidades de Carapebus e Conceição de Macabu, além de água potável.
A Fundação Leão XVIII também participa do mutirão dando suporte aos moradores com a emissão de segunda via de documentos, como carteiras de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito.
Além disso, o Detran.RJ abre a partir deste sábado um posto de atendimento provisório na cidade para auxiliar a população do município na emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade para aqueles que perderam seus documentos devido à chuva. O local funciona das 10 às 17h, no espaço Estação Cultural, e não há necessidade de agendamento.
Previsão do tempo
Neste sábado (3), a Coordenadoria de Defesa Civil de Carapebus emitiu uma notificação de alerta para chuvas intensas na região. O alerta, válido para os municípios localizados na região Norte Fluminense, teve início às 10h deste sábado (3) e termina às 10h deste domingo (4) . A previsão é de chuva entre 20 a 30 mm ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!