Logo Enfoco


Tristeza

Chuvas deixam mil famílias desalojadas em Carapebus, norte do Rio

Duas pessoas morreram e uma segue desaparecida

Publicado 03/12/2022 às 15:46 | Autor: Manuela Carvalho
Ouça a reportagem
Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
Cidade ficou destruída após temporal, duas pessoas morreram
Cidade ficou destruída após temporal, duas pessoas morreram |  Foto: Redes sociais

Moradores de Carapebus, no norte do estado do Rio, tentam se reerguer após passarem pela maior catástrofe ambiental da história do município. Até o momento, duas pessoas morreram, uma segue desaparecida e outras mil estão desalojadas. 

Os rastros deixados por dias que não vão sair da memória dos moradores são assustadores. Muitas casas foram tomadas pelas águas e a estimativa da prefeitura é de que mil famílias estejam desalojadas.

Aspas da citação
Tá muito feio, perderam muito suprimento, muita medicação, as pessoas estão sem nada, só com a roupa do corpo, é muito triste. Vê a cidade do jeito que está é muito triste. Nenhuma foto consegue retratar o peso que está no ar
Vinicius Selem morador
Aspas da citação
  

Alguns moradores criaram uma rede de solidariedade para ajudar as vítimas que estão sem nada. Dentre os itens que precisam para arrecadação estão: colchonetes, cobertores e utensílios para higiene pessoal

De acordo com o prefeito da cidade, Bernard Tavares, está é uma das piores catástrofes na história do município. Ele vem participando ativamente das buscas e restauração da cidade. Um vídeo, publicado em suas redes sociais na última quinta-feira (1°), mostra um momento desesperador de resgate.

Nesta sexta-feira (3) foi encontrado o corpo de Nilza Ana da Silva Barcelos, ela foi arrastada pelas águas. Sua filha, Jane Barcelos, estava junto com ela e está desaparecida, o Corpo de Bombeiros segue nas buscas. Durante o temporal da última quarta-feira (30), Jailton Motta, de 82 anos, foi atingido por um raio e também veio a óbito. 

  

Recursos do estado

Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a de Governo estão na região prestando assistência aos moradores desabrigados e desalojados.  Foram liberados recursos emergenciais para compra de insumos. Além disso, a pasta segue levando orientação técnica para o cadastramento e a concessão do benefício do aluguel social, como também das famílias elegíveis para receber o Cartão Recomeçar.

A Fundação para Infância e Adolescência (FIA) colocou um caminhão à disposição para agilizar as entregas das doações. Até o momento foram doados mais de 600 colchões para as cidades de Carapebus e Conceição de Macabu, além de água potável.

A Fundação Leão XVIII também participa do mutirão dando suporte aos moradores com a emissão de segunda via de documentos, como carteiras de identidade, certidão de nascimento, casamento e óbito.

Além disso, o Detran.RJ abre a partir deste sábado um posto de atendimento provisório na cidade para auxiliar a população do município na emissão de primeira e segunda vias da carteira de identidade para aqueles que perderam seus documentos devido à chuva. O local funciona das 10 às 17h, no espaço Estação Cultural, e não há necessidade de agendamento.

Previsão do tempo

Neste sábado (3), a Coordenadoria de Defesa Civil de Carapebus emitiu uma notificação de alerta para chuvas intensas na região. O alerta, válido para os municípios localizados na região Norte Fluminense, teve início às 10h deste sábado (3) e termina às 10h deste domingo (4) . A previsão é de chuva entre 20 a 30 mm ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Tags

Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
Achados e Perdidos

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

Entrar no grupo
Artigo anterior
<

Justiça mantém presa filha que aplicou golpe milionário na mãe

Próximo artigo
>

Esposa de Alex Telles chorou e lamentou saída do jogador da Copa

Relacionados em Cidades