Inusitado

Ciclista é flagrado 'pegando carona' em ônibus de Niterói; vídeo

Caso aconteceu na noite deste sábado (23)

O momento foi flagrado por outro carro que trafegava na via
O momento foi flagrado por outro carro que trafegava na via |  Foto: via Grupo Enfoco
 

Um ciclista foi flagrado pegando uma 'carona' em um ônibus na noite deste sábado (23), em São Francisco, na Zona Sul de Niterói.

O momento foi flagrado por outro motorista que trafegava na via. As imagens mostram o rapaz ajeitando o pé na parte de trás de um ônibus da linha OC2 (Itaipu), segurando na bicicleta e, quando o veículo ganha velocidade, se movimentando em conjunto com o coletivo.  

  

Onde o ciclista deve circular?

Quanto à localização adequada para os ciclistas se deslocarem, o Código de Trânsito Brasileiro estipula o seguinte:

Art. 58. Nas vias urbanas e nas vias rurais de pista dupla, a circulação das bicicletas deve ocorrer preferencialmente nas ciclovias, ciclofaixas ou acostamentos, quando disponíveis. Quando essas estruturas não estiverem presentes ou não puderem ser utilizadas, as bicicletas devem circular junto às margens da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação estabelecido para a via, e têm prioridade sobre os veículos automotores.

A expressão 'bordo da pista' refere-se à lateral da via, embora não haja uma definição precisa sobre até onde essa área se estende. Portanto, a recomendação é que os ciclistas ocupem a faixa da maneira mais segura possível.

< Cantora passa mal em voo e é internada às pressas no Rio Após rumores de traição, Lexa vai para São Gonçalo; veja detalhes <