Cidades

Cidade Ilustrada: projeto de pintura já iniciou novo painel em Alcântara

Imagem ilustrativa da imagem Cidade Ilustrada: projeto de pintura já iniciou novo painel em Alcântara
|  Foto: Alexandre de Sa
Projeto Cidade Ilustrada já iniciou os trabalhos no segundo paredão, na altura da Estrada Raul Veiga. Foto: Divulgação/ Ascom SG

Após a entrega do primeiro painel no viaduto do Alcântara, o projeto Cidade Ilustrada já iniciou os trabalhos no segundo paredão, na altura da Estrada Raul Veiga, com a marcação dos desenhos, que no segundo momento receberão as tintas com o fino trato dos artistas gonçalenses. Todo o processo está sendo realizado com recursos de compensação ambiental.

Segundo Marcelo Eco, os novos painéis irão partir dos primórdios do desenvolvimento industrial no município. Se a primeira tela contou um pouco a história da região antes mesmo de receber o nome de São Gonçalo, a segunda pintura irá remontar a essência do bairro do Alcântara, com o porto do bairro, estação de trem, desenvolvimento da cidade, indústria, cana de açúcar, bonde elétrico e tudo que remete ao crescimento econômico.

O projeto, ligado à Secretaria de Turismo e Cultura, com curadoria e a direção de arte de Marcelo Eco, conta com os grafiteiros Ogai, Siri, Tex, Trep, Gut e Xamp; produção de José Luiz Mancha. O subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão, também contribuiu como historiador do projeto.

Projeto

O projeto de pintura do viaduto tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de conservar o local, melhorando o aspecto da cidade. A ideia é colorir as estruturas contando um pouco da história de cada bairro, com a arte que tem suas origens no município. Os primeiros viadutos contemplados para receber as artes serão do Alcântara, Colubandê, Santa Luzia e Maria Paula.

< Após 'pane', especialistas dão dicas para empresas Mais de 600 mil pessoas devem devolver o auxílio <