Denúncias
Claro recebe intimação do Procon por telemarketing abusivo
A empresa será multada em até R$ 1 mil para cada caso
O Procon-RJ informou que obteve, na quarta-feira (5), uma liminar na ação proposta em face da Claro para impedir que a empresa realize ligações de telemarketing de forma abusiva. De acordo com a decisão, a empresa poderá ser multada em até R$ 1 mil para cada caso de descumprimento.
De acordo com o presidente do Procon/RJ, Cássio Coelho, “a realização de ligações de telemarketing, por si só, não é proibida, mas deve respeitar o direito do consumidor à privacidade e ao sossego, e ser realizada de acordo com o que estabelece a Lei Estadual nº 4.896/2006”.
Ele esclarece ainda que a realização de telemarketing ativo deve ser feita por telefone que inicie com o número 0303, de forma que o consumidor possa identificar claramente que se trata de oferta de produtos e serviços.
A Lei Estadual nº 4.896/2006 garante a possibilidade de os consumidores incluírem o seu número de telefone em cadastro mantido pelas empresas de telefonia, indicando que não querem receber chamadas de telemarketing. E, para aqueles que não se cadastrarem, estas ligações somente poderão ser feitas nos dias úteis, e no horário compreendido entre às 8 e 18h.
No Estado do Rio, é proibida a realização de ligações para ofertas de produtos ou serviços fora desses horários, e aos sábados, domingos e feriados. O consumidor que receber esse tipo de ligação de telemarketing proibido por lei, poderá entrar em contato com o Procon/RJ, para que seja possível a execução da multa. Os canais de atendimento podem ser consultados no site.
Procurada, a Claro não havia se posicionado sobre a intimação até a postagem desta reportagem.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!