Cidades

Clean Up Day: voluntários limpam praias de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Clean Up Day: voluntários limpam praias de Niterói
|  Foto: foto: lucas benevides
Voluntários se reuniram para limpar as praias da cidade. Foto: Lucas Benevides

Durante a manhã deste sábado (18), as orlas das praias de Niterói receberam ações de limpeza em prol da consciência ambiental. A iniciativa faz parte do Clean up Day, que é quando se comemora o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Pelo menos, 12 praias da cidade receberam o movimento.

Voluntários se reuniram nas orlas de Boa Viagem, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Camboinhas, Piratininga (Praião e Prainha), Itacoatiara, Itaipu e Sossego. Durante o evento, além da limpeza nas praia, os participantes também recolheram tampinhas, anéis de latas e cartelas de remédios que serão doadas pela Secretária Municipal de Sustenbilidade para a confecção de cadeiras de rodas.

Na praia de Boa Viagem, localizada na Zona Sul de Niterói, os voluntários recolheram os lixos que estavam em toda a faixa de areia, orla, até a gruta. Além disso, um grupo que pratica a canoagem polinésia se dedicou a remoção dos objetos encontrados no mar. O responsável pelo clube, Gustavo Dala, 31 anos, conta que eles remaram até o Aterro do Flamengo recolhendo os resíduos.

"A gente sabe que a nossa baía não é limpa. Eu não posso só remar, tenho que fazer a minha parte também no dia a dia. Eu acho isso é até mais importante do que a própria atividade física, porque com o mar sujo e as praias sujas fica inviável o acesso a prática esportiva", conta.

campanha de limpeza das praias de niteroi
Os participantes também recolheram tampinhas, anéis de latas e cartelas de remédios para a confecção de cadeiras de rodas. Foto: Lucas Benevides

O médico Orlando Tristão, 50 anos, esteve na Praia de Piratininga, Região Oceânica, acompanhado de sua esposa e filhos. O voluntário ressaltou a importância de ensinar sobre a preservação do meio ambiente para a nova geração. De acordo com ele, essa foi a segunda vez que a família participou do Clean Up Day.

"Ações como essa são importantes para o futuro do planeta, para aprendermos como vamos cuidar da nossa casa e deixá-la para as próximas gerações e, assim, elas deixarem para as outras. Precisamos criar uma corrente de consciência do coletivo"

Na Praia de Icaraí, voluntários contam que a quantidade de lixo encontrada assustou. O estudante de engenharia, Matheus Tassi, 26 anos, participou do movimento pela primeira vez e revela que em poucos minutos já havia recolhido uma grande variedade de objetos:

"Eu nunca tinha feito algo do tipo. Foi uma mistura de sensações, porque eu estava contente por estar ali, mas fiquei bem revoltado com a quantidade de lixo que encontramos em tão pouco tempo. Muitos canudos, muito cigarro, isopor, sem contar os objetos cortantes", destacou.

Apesar do sentimento, o estudante garante que irá voltar nos próximos anos. A iniciativa reúne anualmente cerca 35 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Maricá

Em Maricá, a ação aconteceu nas praias de Ponta Negra, Cordeirinho, Recanto e Barra de Maricá. O evento teve a participação da Secretaria de Educação, que levou alunos das escolas locais, e estudantes do Programa Passaporte Universitário, para serem voluntários nas ações de Ponta Negra e Recanto.

"Nós temos a expectativa de mais de 500 pessoas participando das ações, limpando as praias, rios e contribuindo positivamente com o nosso meio ambiente", comentou o diretor de conservação Rodrigo Fagundes.

A educadora ambiental da Econservation, empresa de educação ambiental que participa da ação, Paula Nascimento, contou que a expectativa é alta para o evento que já virou tradição no município e no país.

"Acho muito importante não só pela ação de limpeza, mas principalmente pela conscientização ambiental. Nossas praias são lindas e merecem o devido respeito e cuidado", comentou.

< Comerciantes não poderão cobrar por sacolas em SG Angélica enaltece amor-próprio e diz que começou a escolher suas roupas aos 44 anos <