Sujou

Cliente é atingida por fezes durante ataque em banca de Niterói

Funcionária alega que o mesmo sujeito importuna a região

Funcionária relatou que o local ficou inteiramente sujo
Funcionária relatou que o local ficou inteiramente sujo |  Foto: Karina Cruz
 

Um homem em situação de rua atirou um papel com fezes em uma banca de jornal na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, na tarde do último domingo (11). Imagens da câmera de segurança do estabelecimento registraram o momento. Uma cliente, que estava no interior do estabelecimento com o filho, acabou atingida.

A gravação mostra o instante em que o homem chega até o local, segurando um papel sujo. Ele aguarda em frente à banca por um tempo, olha de um lado para o outro e, de repente, arremessa o objeto contra o estabelecimento, correndo fugindo em seguida. 

No momento do ataque, uma mulher acompanhada do filho estava no local  e acabou atingida. O homem então se aproximou e pediu dinheiro, e, ao ter o pedido negado, acabou arremessando o papel com as fezes. 

  

Segundo uma funcionária que trabalha no estabelecimento, que preferiu não se identificar, os episódios são recorrentes no local.

"Ele vem constantemente aqui pedindo comida e dinheiro, e quando tem o pedido negado, acaba tendo um comportamento agressivo. Não é só aqui, mas todos os comércios aqui da região", disse a mulher. 

Acolhimento

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (Smases) de Niterói informou que possui uma rede de atendimento para população em situação de rua que conta com equipes de abordagem social especializada, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e cinco unidades de acolhimento (abrigos). Atualmente, há 303 pessoas acolhidas pelo município entre adultos (e/ou famílias), crianças e adolescentes (incluindo abrigo e família acolhedora) e idosos em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

As equipes da secretaria atuam com as abordagens sistemáticas e rotineiras nos locais de maior concentração de população em situação de rua. O Centro Pop é a porta de entrada para os serviços da secretaria e fica na Rua Coronel Gomes Machado, 259 – Centro. 

Nas unidades de acolhimento, as pessoas recebem atendimento de assistentes sociais, psicólogos e orientação jurídica, encaminhamento para serviços de saúde, trabalho e renda e documentação civil.

"O objetivo principal é construir com os acolhidos um trabalho que culmine na sua autonomia e reinserção social. A Secretaria também oferece o programa de recambiamento, que permite que a pessoa em situação de rua resgate vínculos comunitários e familiares com sua terra natal e custeie o retorno ao seu estado de origem", informou.

Além disso, a Secretaria desenvolve o Programa Qualificar, uma iniciativa de reinserção social que vai beneficiar a população em condição de vulnerabilidade social, prioritariamente pessoas em situação de rua que estão em acolhimento municipal, com o objetivo de dar oportunidade e uma porta de saída para essa população com cursos profissionalizantes de padeiro(a), mecânico(a) de motocicleta e outros.

A equipe multiprofissional reúne médico, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, agentes sociais, redutores de danos e motorista. Com apoio de um veículo, atuam de forma itinerante nos locais onde se concentram essas pessoas, desenvolvendo ações compartilhadas e integradas com a rede de Saúde.

< Árvores de parques urbanos de Niterói são mapeadas Preso por vender feijão adulterado em feira de São Gonçalo <