Eleições 2022

Clima de tensão inédito e polarização marcam domingo de eleição

Locais de votação foram abertos às 8h

Filas marcam as primeiras horas de votação em São Gonçalo
Filas marcam as primeiras horas de votação em São Gonçalo |  Foto: Arquivo Enfoco
 

O clima inédito de tensão foi percebido, pela primeira vez, este ano entre os eleitores. Em São Gonçalo, logo nas primeiras horas do dia, centenas de santinhos foram vistos pelas ruas. Em algumas zonas eleitorais, longas filas foram formadas por eleitores chegando aos locais de votação, que abrem às 8h. 

O auxiliar de pedreiro André da Conceição, de 42 anos, explica que é a primeira vez que chega à Zona Eleitoral antes das 7h e que o clima marcado por polarizações pelos principais candidatos não ajudam na hora da escolha. 

"Estou aqui na fila desde 7h10. Tenho compromisso, então preferi chegar cedo. Mas é a primeira vez que venho e pego essa fila. Acho muito ruim esse clima, não acho que vai ajudar, não", disse sem comentar em quem votaria. 

Na Zona 69, no Ciep Zuzu Angel, no Arsenal, em São Gonçalo, os portões foram abertos pontualmente às 8h. A movimentação seguiu tranquila com os primeiros eleitores chegando às suas seções. 

Muitos, em tom de brincadeira, gritavam nomes de candidatos. Vestindo uma camiseta vermelha, o gerente de supermercado Romeu Henrique, de 39, diz que não teme ser hostilizado por conta da vestimenta ser associada a um candidato. 

"Não é pra afrontar ninguém, é apenas uma camisa como outra qualquer. Posso estar vestindo a cor do partido, mas não necessariamente vou votar nele. Acho isso uma grande besteira. Cada um na sua, com sua escolha, e seguimos a vida", diz otimista. 

Já para o empresário Marcos Botelho, que vestia uma camisa da seleção brasileira, conta que a escolha do candidato não pode provocar brigas ou discussões. 

"Foi assim em 2018 e assim fiz hoje. Não pode haver esse tipo de discussão. Vamos torcer pra, independente de quem vença, que o Brasil saia vitorioso', prevê. 

O pleito acontece neste domingo das 8h às 17h e os eleitores votam para presidente, governador, deputados estaduais e federais, além de senador.

< Votação no exterior: Lula 'vence' em dois países, Bolsonaro em um Ex-pugilista Eder Jofre morre aos 86 anos em São Paulo <