Cidades

Clube Mauá começa a receber equipamentos para hospital de campanha

Carreta com parte dos equipamentos chegou no campo do Clube Mauá no início da tarde desta quarta-feira (8). Foto: Ascom SG

O campo de futebol do Clube Mauá, em São Gonçalo, começou a receber nesta quarta-feira (8) os primeiros equipamentos da estrutura que vai compor a montagem do hospital de campanha elaborado para agilizar o atendimento de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (Covid-19).

Uma carreta enviada pelo Governo do Estado levou a primeira parte dos materiais no início desta tarde. Ainda nesta quinta (9) o espaço vai receber novas partes da estrutura da nova unidade hospitalar e terá início a montagem do piso e tendas galpão.

Serão 200 leitos construídos no local, sendo 40 exclusivos para CTI (Centro de Tratamento Intensivo). A montagem da estrutura deve ser concluída até o dia 30, conforme previsão do governo estadual. O campo tem um total de 120 metros de comprimento por 80 de largura.

"Estamos realizando todos os esforços possíveis para conter a propagação desta doença em nosso município. Inauguramos o 1º Centro de Triagem ao Coronavírus em São Gonçalo, que realiza pronto-atendimento, de 8h às 20h, no bairro Zé Garoto. Outra clínica com atendimento especializado, em Vista Alegre, também está sendo equipada, além do Hospital Luiz Palmier, que está sendo preparado", ressaltou o prefeito José Luiz Nanci.  

Na última semana, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) visitou o Clube Mauá, na Estrela do Norte, e aprovou a estrutura do ambiente, que também conta com estacionamentos.

Contratação

Além destas medidas, a Prefeitura de São Gonçalo também publicou edital para contratação emergencial de profissionais de saúde, em decorrência da pandemia. Serão 426 vagas e os selecionados irão atuar diretamente no combate ao novo coronavírus, ajudando a preencher o quadro de funcionários das novas unidades de atendimento à doença. 

A inscrição para participar do processo seletivo deve ser feita através do envio de currículos e documentos pessoais, clique aqui, até o dia 10. O edital completo pode ser conferido aqui.

Estado de emergência

A intervenção no local vai durar cerca de seis meses, ou enquanto perdurar o estado de emergência na cidade devido ao avanço da pandemia. O montante que vai tirar o hospital de campanha do papel vem dos cofres do Governo do Estado, com apoio das cidades de Niterói e Maricá, que doaram R$ 90 milhões.

Segundo o Governo do Estado, serão 1.800 leitos em hospitais de campanha para enfrentar a pandemia de Covid-19, sendo 520 de CTIs. Os leitos serão montados em estruturas na Capital, na Região Metropolitana e no Interior.

Óbitos

Nesta terça-feira (7), mais duas mortes foram confirmadas em São Gonçalo em decorrência do novo Coronavírus (Covid-19). Com isso, o município registra três óbitos até o momento. De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, São Gonçalo tem 34 casos confirmados, 131 descartados e 1.101 suspeitos em investigação.

As mortes confirmadas nesta terça foram de uma mulher, de 74 anos, moradora do bairro Colubandê, e um homem, de 62, morador de Santa Isabel. No final de março, o município registrou a primeira morte: uma mulher de 58 anos que residia no Coelho.

Casos por bairros

Amendoeira (2), Porto Novo (2), Mutuá (1), Califórnia (1), Centro (1), Coelho (2), Santa Catarina (1), Colubandê (3), Porto da Madama (2), Zé Garoto (1), Tribobó (1), Rocha (1), Rio do Ouro (1), Galo Branco (2), Itaúna (2), Covanca (1), Nova Cidade (1), Barro Vermelho (1), Lindo Parque (1), Boa Vista (1), Mutondo (1), Gradim (1), Luiz Caçador (1), Almerinda (1), Santa Luzia (1), Santa Izabel (1), Brasilândia (1), Paraíso (1).

< Cruz Vermelha na luta contra o coronavírus em SG Coronavírus: Brasil registra 133 mortes em 24 horas <