Educação

Colégio suspende aulas presenciais depois de casos positivos da Covid

Atividades devem retornar na próxima semana

Aulas presenciais foram suspensas devido ao aumento de casos de Covid em alunos do Ensino Médio
Aulas presenciais foram suspensas devido ao aumento de casos de Covid em alunos do Ensino Médio |  Foto: Lucas Alvarenga
 

A unidade Icaraí II do Colégio pH, localizado em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, suspendeu as aulas presenciais nesta segunda-feira (18) devido ao aumento de casos positivos de COVID em alunos do Ensino Médio.

A suspensão atingiu as turmas do 1° e do 2° ano. De acordo com o comunicado divulgado pela unidade, as aulas presenciais devem voltar a serem realizadas na quinta-feira (28). Até este período, o colégio informou que as atividades serão remotas. 

A escola orienta os alunos, que testaram positivo e que estão com sintomas, a buscar atendimento médico e ficar em isolamento. Os estudantes que faltaram às provas desta terça-feira (19) e quarta-feira (20) poderão realizar a segunda chamada. Já a prova que seria aplicada na segunda (18) será realizada na próxima semana no horário das aulas. 

Um novo calendário será elaborado com o objetivo de ajustar as datas das provas bimestrais. 

O comunicado enviado aos responsáveis dos alunos informou que os casos positivos estão sendo avisados à Secretaria Municipal de Saúde.

No entanto, através das "Diretrizes para o Sistema de Vigilância Escolar: monitoramento do retorno às atividades da educação de Niterói", a Secretaria Municipal de Saúde recomenda o isolamento de 10 dias a partir do início dos sintomas, caso a pessoa teste positivo. 

A Prefeitura recentemente liberou o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados na cidade. Contudo, a direção da unidade ainda recomenda o uso dos equipamentos de proteção no colégio. 

A equipe do ENFOCO esteve na manhã desta quarta-feira (20) no local e constatou que a unidade Icaraí II passava por uma limpeza e sanitização. A diretora do colégio também foi procurada nas três unidades do pH, mas a equipe não conseguiu contato.

A assessoria do colégio informou que segue as normas da Secretaria Municipal de Niterói e a decisão de suspender temporariamente as aulas presenciais, para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da unidade Icaraí, foi tratada internamente com as famílias, que foram comunicadas e estão sendo atendidas em caso de dúvidas.

Já a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que possui um Plano de Vigilância Escolar com medidas de segurança para reduzir os efeitos da Covid-19, construído em conjunto com a Secretaria de Educação e validado pelo comitê científico. 

Dentro do Plano, quando há casos suspeitos de  Covid-19, a escola entra em contato com a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), da SMS, que investiga, orienta e acompanha o caso. O manual pode ser consultado no site da SMS.

Em relação ao colégio pH, a Prefeitura informou que a Covig entrou em contato com a instituição e está monitorando o caso. A orientação foi de afastamento dos sintomáticos, testagem dos casos suspeitos, identificação e testagem dos contactantes dos casos, monitoramento de novos casos. A Vigilância Sanitária foi notificada, assim como a Secretaria de Estado de Saúde. Após essa etapa, a Covig enviou um alerta para as unidades de saúde, para garantir o teste dos contatos possíveis com o surto, bem como o direcionamento e orientação apropriada para isolamento em casos positivos, e quarentena em casos suspeitos.

< Viúvo de Paulo Gustavo em clima de paquera com cantor. Saiba quem é Flamengo recebe Palmeiras com ingressos esgotados em jogo antecipado <