Educação
Colégio suspende aulas presenciais depois de casos positivos da Covid
Atividades devem retornar na próxima semana
A unidade Icaraí II do Colégio pH, localizado em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, suspendeu as aulas presenciais nesta segunda-feira (18) devido ao aumento de casos positivos de COVID em alunos do Ensino Médio.
A suspensão atingiu as turmas do 1° e do 2° ano. De acordo com o comunicado divulgado pela unidade, as aulas presenciais devem voltar a serem realizadas na quinta-feira (28). Até este período, o colégio informou que as atividades serão remotas.
A escola orienta os alunos, que testaram positivo e que estão com sintomas, a buscar atendimento médico e ficar em isolamento. Os estudantes que faltaram às provas desta terça-feira (19) e quarta-feira (20) poderão realizar a segunda chamada. Já a prova que seria aplicada na segunda (18) será realizada na próxima semana no horário das aulas.
Um novo calendário será elaborado com o objetivo de ajustar as datas das provas bimestrais.
O comunicado enviado aos responsáveis dos alunos informou que os casos positivos estão sendo avisados à Secretaria Municipal de Saúde.
No entanto, através das "Diretrizes para o Sistema de Vigilância Escolar: monitoramento do retorno às atividades da educação de Niterói", a Secretaria Municipal de Saúde recomenda o isolamento de 10 dias a partir do início dos sintomas, caso a pessoa teste positivo.
A Prefeitura recentemente liberou o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados na cidade. Contudo, a direção da unidade ainda recomenda o uso dos equipamentos de proteção no colégio.
A equipe do ENFOCO esteve na manhã desta quarta-feira (20) no local e constatou que a unidade Icaraí II passava por uma limpeza e sanitização. A diretora do colégio também foi procurada nas três unidades do pH, mas a equipe não conseguiu contato.
A assessoria do colégio informou que segue as normas da Secretaria Municipal de Niterói e a decisão de suspender temporariamente as aulas presenciais, para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da unidade Icaraí, foi tratada internamente com as famílias, que foram comunicadas e estão sendo atendidas em caso de dúvidas.
Já a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que possui um Plano de Vigilância Escolar com medidas de segurança para reduzir os efeitos da Covid-19, construído em conjunto com a Secretaria de Educação e validado pelo comitê científico.
Dentro do Plano, quando há casos suspeitos de Covid-19, a escola entra em contato com a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig), da SMS, que investiga, orienta e acompanha o caso. O manual pode ser consultado no site da SMS.
Em relação ao colégio pH, a Prefeitura informou que a Covig entrou em contato com a instituição e está monitorando o caso. A orientação foi de afastamento dos sintomáticos, testagem dos casos suspeitos, identificação e testagem dos contactantes dos casos, monitoramento de novos casos. A Vigilância Sanitária foi notificada, assim como a Secretaria de Estado de Saúde. Após essa etapa, a Covig enviou um alerta para as unidades de saúde, para garantir o teste dos contatos possíveis com o surto, bem como o direcionamento e orientação apropriada para isolamento em casos positivos, e quarentena em casos suspeitos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!