Combustível
Com preços mais baixos, qual é mais vantajoso: gasolina ou etanol?
ANP diz que gasolina vence a disputa na maioria dos estados
Os motoristas têm percebido, na grande maioria do país, que abastecer com gasolina tem se tornado mais vantajoso. Na ponta do lápis, a gasolina vem valendo mais a pena, pois é um combustível mais eficiente e melhor para a lubrificação do motor, além do fato de que o etanol evapora mais rápido.
LEIA+: Motoristas escolhem Posto Imbassaí no Rio do Ouro em SG como melhor custo-benefício
Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o etanol é mais vantagem para os motoristas apenas em 28 cidades do país e todas elas se localizam nos estados de São Paulo e Mato Grosso. O preço nas outras 402 cidades mostram que é mais vantajoso abastecer com gasolina. Quando se fala em estado, o Mato Grosso é o único onde abastecer com álcool vale mais a pena do que com gasolina.
Para que você possa fazer a conta e entenda qual é mais vantajoso na hora de abastecer, é importante saber que o etanol tem 70% do poder calorífico da gasolina. O poder calorífico equivale à quantidade de energia liberada na forma de calor quando um combustível é oxidado completamente. Portanto, o álcool só é um combustível melhor para abastecer quando a relação etanol/gasolina é menor que 70%. O motorista, então, deve multiplicar o valor do litro da gasolina por 0,7. A partir daí, é importante analisar a resposta: se ela for menor que o valor do litro do etanol, a gasolina é mais vantagem, se for maior, o etanol é mais vantagem.
No Posto Imbassaí, em Rio do Ouro, com o litro custando R$ 5,08, os motoristas já fizeram a conta e concluíram: a gasolina ainda é a melhor opção.
"Normalmente, eu tento fazer uma média de preços. Pela diferença de preços que hoje eu vejo, prefiro a gasolina", conta o advogado Antonio Cavancanti.
Nos últimos meses, o preço da gasolina vem caindo cada vez mais. Quando comparado a junho, o preço do combustível caiu cerca de 27%, antes o valor médio chegava a R$ 7,39. O preço do etanol caiu 18,3% no mesmo período.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!