Perigo

Com rachaduras, praça é interditada na Zona Sul de Niterói

Parte do chão do local também está cedendo

Rachaduras no local têm afastado visitantes.
Rachaduras no local têm afastado visitantes. |  Foto: Marcelo Tavares

Utilizada para distração, a praça Dom Carlos Alberto Navarro, construída em cima do canal Ary Parreiras, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, tem causado preocupação nos moradores que frequentam o espaço. Isso porque o local foi interditado pela prefeitura no último domingo (27), depois que rachaduras começaram a aparecer. Uma delas com mais de 26 metros de comprimento. Além das fissuras, parte do chão também está cedendo. 

A fonoaudióloga Mônica Cintra, de 53 anos, mora na região há 15 anos, e costuma ficar no local com grupos de vizinhos. O chão desnivelado chamou a atenção da moradora. 

"Todo os dias, eu me reúno à noite com os meus vizinhos, começamos a observar que quando chovia formavam poças d'água. Após isso, notamos que o chão estava cedendo, mas era uma coisa bem pequena. De uma semana para cá começou a piorar. No sábado passado, o trecho estava com uma rachadura bem pequena, agora uma semana depois, está apresentando uma longa rachadura", contou.

Na manhã deste domingo (27), dois funcionários da prefeitura interditaram o trecho onde existe uma rachadura de aproximadamente 26 metros de comprimento.

Trecho interditado neste domingo tinha ao menos 26 metros de cumprimento.
Trecho interditado neste domingo tinha ao menos 26 metros de cumprimento. |  Foto: Marcelo Tavares
 

Mesmo com a interdição, pessoas, entre elas crianças, ainda passavam normalmente pelo local. 

Os moradores disseram também que tentaram fazer contato com a prefeitura diversas vezes, mas somente no último sábado (26) conseguiram alguma sinalização para o problema. 

"Estamos procurando um novo local, porque essa praça não está nos passando segurança", contou a dentista Priscila Terra, de 38 anos.

Além do trecho interditado, uma outra fissura no parquinho chama a atenção para a falta de sinalização.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informou que a praça passou por vistoria na última quarta-feira (23) e se encontra interditada ao público e isolada. A pasta também acrescentou que está em elaboração o parecer técnico para indicar as necessidades de reparo.

Técnicos da Defesa Civil contam que já avaliaram o canal da Avenida Almirante Ary Parreiras, no trecho embaixo na praça, com uso de um drone. 

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos afirma que tem feito inspeções robóticas de rotina para avaliação do canal e que a última foi feita no fim do ano passado e não foram identificadas fissuras na laje. 

< Bancos retomam atendimento; veja o horário de funcionamento INSS: atendimento é retomado sem necessidade de agendamento <