Perigo

Com rachaduras, praça é interditada na Zona Sul de Niterói

Parte do chão do local também está cedendo

Rachaduras no local têm afastado visitantes.
Rachaduras no local têm afastado visitantes. |  Foto: Marcelo Tavares

Utilizada para distração, a praça Dom Carlos Alberto Navarro, construída em cima do canal Ary Parreiras, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, tem causado preocupação nos moradores que frequentam o espaço. Isso porque o local foi interditado pela prefeitura no último domingo (27), depois que rachaduras começaram a aparecer. Uma delas com mais de 26 metros de comprimento. Além das fissuras, parte do chão também está cedendo. 

A fonoaudióloga Mônica Cintra, de 53 anos, mora na região há 15 anos, e costuma ficar no local com grupos de vizinhos. O chão desnivelado chamou a atenção da moradora. 

"Todo os dias, eu me reúno à noite com os meus vizinhos, começamos a observar que quando chovia formavam poças d'água. Após isso, notamos que o chão estava cedendo, mas era uma coisa bem pequena. De uma semana para cá começou a piorar. No sábado passado, o trecho estava com uma rachadura bem pequena, agora uma semana depois, está apresentando uma longa rachadura", contou.

Na manhã deste domingo (27), dois funcionários da prefeitura interditaram o trecho onde existe uma rachadura de aproximadamente 26 metros de comprimento.

Trecho interditado neste domingo tinha ao menos 26 metros de cumprimento. |  Foto: Marcelo Tavares
 

Mesmo com a interdição, pessoas, entre elas crianças, ainda passavam normalmente pelo local. 

Os moradores disseram também que tentaram fazer contato com a prefeitura diversas vezes, mas somente no último sábado (26) conseguiram alguma sinalização para o problema. 

"Estamos procurando um novo local, porque essa praça não está nos passando segurança", contou a dentista Priscila Terra, de 38 anos.

Além do trecho interditado, uma outra fissura no parquinho chama a atenção para a falta de sinalização.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informou que a praça passou por vistoria na última quarta-feira (23) e se encontra interditada ao público e isolada. A pasta também acrescentou que está em elaboração o parecer técnico para indicar as necessidades de reparo.

Técnicos da Defesa Civil contam que já avaliaram o canal da Avenida Almirante Ary Parreiras, no trecho embaixo na praça, com uso de um drone. 

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos afirma que tem feito inspeções robóticas de rotina para avaliação do canal e que a última foi feita no fim do ano passado e não foram identificadas fissuras na laje. 

Logo Enfoco

Tiago Souza

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Bancos retomam atendimento; veja o horário de funcionamento INSS: atendimento é retomado sem necessidade de agendamento <