Saúde
Começa vacinação contra a gripe em Niterói, SG e Maricá
Primeira fase é destinada a grupos prioritários

Começou nesta quarta-feira (2) a vacinação contra a gripe Influenza nas cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá, na Região Metropolitana do Rio. Nesta primeira fase, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes.
Em Niterói, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a vacinação para outros grupos prioritários assim que o município receba mais doses da vacina. A imunização será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h30, nas Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Médico de Família.
Já em São Gonçalo, ao todo, 60 pontos de vacinação estarão disponíveis. A maioria funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. As clínicas municipais Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, abrem durante a semana, das 8h às 21h; e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados e pontos facultativos.
Enquanto em Maricá, a imunização acontece de segunda a sexta-feira, a partir das 8h, nas 27 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, distribuídas pelos quatro distritos.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade no caso de maiores de idade, e carteira de vacinação e CPF para menores.
A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave em doses anteriores. Não há restrição de intervalo de tempo para tomar a vacina contra a Influenza e qualquer outro imunizante do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a Covid-19.
Sobre a doença
A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. É caracterizada pelo início abrupto dos sintomas, que incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, além de tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana, sendo a febre um dos sintomas mais importantes.
O vírus Influenza é transmitido facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O Influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, sem impacto na saúde pública e sem relação com epidemias. Já os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o Influenza A associado às grandes pandemias.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!