Romance

Comércio aposta no amor para alavancar vendas no Dia dos Namorados

Mais de 300 lojistas do Rio participaram de pesquisa

Comércio lojista do Rio prevê aumento de 3% nas vendas deste ano
Comércio lojista do Rio prevê aumento de 3% nas vendas deste ano |  Foto: Ramon Cirillo
 

William Shakespeare dizia 'não amam os que não mostram seu amor.' Com a aproximação do Dia dos Namorados, o jeito que os cariocas encontram para demonstrar carinho por seus companheiros é comprando a tradicional 'lembrancinha'. Desta forma, o comércio lojista do Rio prevê um aumento de 3% nas vendas deste ano.

Entre os dias 22 e 30 de maio o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (Sindilojas Rio) ouviram 300 lojista para entender quais eram os planos logísticos deste ano.

Dentre os itens mais procurados para presentear, entrando no clima do inverno, estão agasalhos. Mas este não é o único, outros se ressaltam na lista, como roupas, calçados, bolsas e acessórios (carteiras e cintos), joias e bijuterias, perfume, lingerie, smartphones, produtos de beleza e, claro, as tradicionais flores.

Mas vamos falar do que preocupa os cariocas, gastos! Os lojistas estimam que o valor gasto por pessoa deve ser de R$ 150. Para as compras, os clientes devem usar o famoso cartão de crédito, parcelando os gastos. Logo em seguida, o cartão de débito, crediário, dinheiro e cheque. 

Apesar de ser uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio, o setor continua preocupado com o cenário da economia no Estado Aldo Gonçalves, CDL e Sindilojas
 

Por fim, a pesquisa também prevê as vendas de acordo com localidades. As lojas da Zona Norte representam as que mais vão vender durante a data, respectivamente 27%, seguida pela Zona Sul, com 26%, no Centro 24% e Zona Oeste com 23%.

Niterói

Na cidade sorriso as expectativas também estão em alta. Segundo o presidente do Sindilojas de Niterói, Charbel Tauil, os comerciantes estão prevendo um aumento de 8% nas vendas, em relação ao ano anterior.

De acordo com Tauil, esse aumento é devido a importância que a data vem ganhando e, com ela, a procura pelos presentes estão cada vez mais diversificadas.

"Hoje em dia não são apenas os namorados que comemoram a data, mas todo o tipo de casal. Até idosos, casados há várias décadas, estão consumindo no Dia dos Namorados. Então, não há mais aquela procura por uma categoria específica de produtos destinados a um determinado público. Temos que ficar atentos, porque atualmente há uma diversidade de nichos dispostos a consumir na data", disse. 

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