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Comércio de moda praia prevê aumento nas vendas do próximo verão

Moda praia fluminense prevê um aumento de 30% nas vendas Foto: govRJ/ Carlos Magno

A estação mais aguardada dos cariocas: o verão, também é a estação mais esperada pelos empresários e comerciantes da região dos Lagos, precisamente de Cabo Frio, na Costa do Sol fluminense.

Lá está localizada a famosa Rua dos Biquínis, um dos principais polos industriais de moda praia do País. A projeção de vendas para o próximo verão está otimista: a Associação Comercial Industrial da Rua dos Biquínis (ACIRB) prevê um aumento de 30% com relação ao verão 2019.O lançamento da coleção 2020 foi realizada, no início de outubro.

De acordo com Armando Braga, Presidente da ACIR, para o verão do ano que vem, há uma expectativa de vender 30% a mais do que na estação passada. "

Geramos, em média, 12,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos nas 120 lojas instaladas na Rua dos Biquínis, o que nos credencia como a capital da moda praia no Rio de Janeiro e no país ", explica o presidente.

Com uma grande representatividade econômica, o mercado de moda praia do Rio de Janeiro é, desde 2007, um Arranjo Produtivo Local (APL). A ação de promoção e desenvolvimento do APL, liderada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, tem o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento regional, de acordo com as vocações econômicas locais.

Segundo Felipe Cáceres, Subsecretário de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, os esforços estão concentrados no trabalho em conjunto com as empresas para a divulgação dos produtos em feiras, como a Veste Rio, por exemplo.

" O Estado é um vetor para o desenvolvimento, sem interferência no livre mercado. Queremos que as empresas aprimorem a gestão e fortaleçam a própria cadeia interna fluminense. A máxima do APL é cooperar antes de concorrer ", disse Felipe.

A empresária da marca Enseada Brands, Ielra Vitter, também acredita que haverá um incremento das vendas no verão 2020 em torno de 20%. Com duas lojas na Rua dos Biquínis, em Cabo Frio, e outra em Búzios, no município vizinho da Costa do Sol, a comerciante tem investido em estratégias de marketing e na abertura de novos canais de vendas.

"Fizemos um novo catálogo, com fotos dos nossos produtos, como parte da divulgação junto à rede hoteleira de Cabo Frio e região. Outra iniciativa que estamos desenvolvendo são as vendas online. O mercado brasileiro é forte, principalmente com vendas para os estados de São Paulo, Espírito Santos e Minas Gerais. O que nos ajuda muito é o crescimento do turismo para as cidades litorâneas do estado, que está sendo incentivado pelas autoridades governamentais – afirmou a empresária.

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