Fim de ano

Comeu demais? Saiba como se recuperar do banquete de Natal

Nutricionista Norma Oliveira dá dicas

Imagem ilustrativa da imagem Comeu demais? Saiba como se recuperar do banquete de Natal
|  Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
 

Nesta época do ano produtos que compõem a ceia de Natal e Ano Novo são os assuntos das rodas de conversa em família. Rabanadas, sobremesas e as receitas estão sempre presentes. Além da preocupação com os quilinhos a mais, devido a quantidade excessiva de alimentos mais gordurosos.

A nutricionista Norma Oliveira garante ao ENFOCO que dá para desfrutar esse momento tão especial, sem se culpar depois, e manter a qualidade de vida de maneira saudável.

"Os encontros de final de ano não fazem você aumentar de peso. Existem estratégias que podem estimular o nosso corpo a trabalhar melhor e dar aquele efeito detox pós-festas, que é quando grande parte das pessoas se sentem mais inchadas, indispostas e acabam largando de mão uma rotina que antes funcionava super bem", revela.

Ela deu várias dicas para não deixar de lado os cuidados durante as festas de fim de ano. 

Pós-ceia

Entre uma semana e outra, depois da mesa farta e ingestão de alimentos dos mais variados tipos, o indicado é manter uma refeição mais leve, a base de legumes, frutas, frango, peixes, arroz e alimentos não processados.

"Sempre depois dos exageros é legal manter uma alimentação mais 'limpa'. Alimentos que sejam de verdade, nada industrializado. Assim você permite que o organismo elimine toxinas, desinflame e automaticamente se sente melhor", diz a nutricionista Norma Oliveira.

Outra dica interessante, segundo a nutricionista, é eliminar por alguns dias o grupo das farinhas, que quando consumidas em excesso tendem a estimular a retenção de líquidos. "Retirá-las nesse momento potencializa a desinflamação", garante.

A indicação para uso neste tempo é: arroz, raízes, tapioca e cuscuz.

"Esses são carboidratos com melhor qualidade, por isso devem também ser consumidos com moderação", alerta Norma Oliveira.

No caso dos doces, de acordo com Norma, é benéfico ficar sem consumir por pelo menos três dias após a ceia.

"É geralmente um dos grupos mais consumidos ao meu ver, logo, nada de restrições severas, aqui a dica é: quem tem facilidade em retirar, fica sem consumir pelo menos três dias. Quem tem dificuldades e não consegue ficar sem o doce pode usar nos momentos que a vontade aparece, exemplo: uma colher de sopa + uma fruta, assim você inclui fibras nesse momento e fica saciado diminuindo a quantidade de açúcar e a vontade".

Em quarto lugar, e não menos importante, está o consumo equilibrado de água. 

"Nada de suco, mate, refrigerante zero ou bebidas açucaradas pelo menos por dois dias. A água vai ajudar muito na hora de eliminar as toxinas. É sem calorias e faz muito bem para a saúde", conta.

Por último, a dica é evitar pular as refeições diárias. "Assim você evita os picos de fome onde acaba comendo o que vê pela frente ou certamente o que vai estar dentro da sua geladeira caso haja muitas sobras", finaliza a nutricionista Norma Oliveira.

< capa do dia 26/11 Cristiano Ronaldo ganha carrão de Natal da esposa <