Cidades

Conleste se reúne para debater melhorias no transporte

Acontece na manhã desta quinta-feira (22) o Fórum Técnico do Conleste onde representantes dos governos municipais, estadual e federal irão tratar pautas relacionadas ao transporte e a logística da Região Leste Fluminense . O encontro acontece às 10 horas na cidade de Magé.

Entre as pautas que serão debatidas na reunião estão: a duplicação da BR-493; a finalização do Arco Metropolitano; a estrada de ferro F-118; a construção da Linha 3 do metrô; o aumento da segurança e a melhoria das rodovias RJ-114 (Itaboraí -Maricá), RJ-116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Itaperuna), RJ-130 (Teresópolis – Nova Friburgo) e RJ-142 ou Serramar (Nova Friburgo – Casimiro de Abreu); o aeroporto de Maricá; o terminal Ponta Negra; e a construção de portos.

O Diretor do Geral do Conleste, João Leal, acredita que estamos em um momento propício para iniciar a discussão sobre as questões de transporte e logística da região leste fluminense. “Na semana passada foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Petrobras e o Ministério Público que prevê o ressarcimento de quase R$ 815 milhões aos prejuízos causados pelo COMPERJ. Parte desse dinheiro deverá ser utilizado para mobilidade urbana da região do Conleste, por isso precisamos pensar nas nossas necessidades e nas melhores soluções para o Leste Fluminense”, disse o diretor.

No evento do setor do gás realizado pelo Conleste no mês de julho, o Ita Gas&Oil, o Governador Wilson Witzel afirmou que algumas pautas sobre o transporte da região já estão sendo averiguadas pelo Governo do Estado. Em seu discurso, Witzel destacou os estudos que começarão a ser feitos para a construção da Linha 3 do metrô, que ligará o município de Itaboraí ao centro de Niterói e para a implementação do sistema hidroviário que ligará o município de Magé ao centro do Rio de Janeiro, através da Baía de Guanabara.

Outra afirmação feita pelo governador foi sobre o investimento de R$ 300 milhões de verbas do DETRAN destinadas ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Segundo ele, a quantia servirá para recapear 6 mil quilômetros de rodovias estaduais, o que incluirá os municípios da região Leste Fluminense.

Para que as sugestões e pautas importantes sobre novas alternativas e melhorias para o transporte da região cheguem ao Governo do Estado, o Fórum Técnico contará com a presença dos representantes estaduais Delmo Pinho, Secretário de Estado de Transportes, e Lucas Tristão, Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais. Além desses, o Deputado Estadual Vandro Família também estará presente.

O Fórum Técnico de Transporte também contará com a presença do Prefeito anfitrião, Rafael Tubarão, e do Prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza. Além desses, estarão presentes os Secretários Municipais de Transporte e os Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico dos 15 Municípios que compõem o consórcio.

< Exposição de carros antigos leva clássicos a Maricá Vereador e filho são mortos em Maricá <