Risco

Construção pode ter causado rachaduras em casa vizinha em Niterói

Proprietário decidiu sair do imóvel por alerta de acidente

Casa desmoronando devido a uma contrução de prédio em Piratininga
Casa desmoronando devido a uma contrução de prédio em Piratininga |  Foto: Péricles Cutrim
 

Um morador do bairro de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, decidiu deixar sua casa com a esposa às pressas, nesta sexta-feira (14), após aparecerem pelo menos 20 rachaduras na estrutura do imóvel nos últimos dois dias. Segundo ele, as fissuras podem ter sido causadas pela construção ao lado da residência de um residencial multifamiliar, em execução pela construtora Fgf Empreendimentos e Incorporação LTDA. 

O bancário Antônio de Campos Viana, 67 anos, começou a notar as primeiras rachaduras na sua casa na quarta (12) à noite quando chegou do trabalho. Os estragos podem ser vistos no calçamento, nas pedras na área externa, nas paredes e no teto dentro da casa. No muro ao lado que faz divisa com a obra, o chão cedeu mais de cinco centímetros, e, com isso, as paredes descolaram do piso.

De acordo com Antônio, os danos pioraram rapidamente. Ele decidir sair por medo que, com a previsão de chuva para este fim de semana, a casa não resista. Ele revelou ainda que vai entrar com um processo contra a construtora. 

  • Projeto mostra como ai ficar o local
    Projeto mostra como ai ficar o local
  • Profissionais continuam trabalhando mesmo com os danos à residência ao lado
    Profissionais continuam trabalhando mesmo com os danos à residência ao lado
  • Profissionais continuam trabalhando mesmo com os danos à residência ao lado
    Profissionais continuam trabalhando mesmo com os danos à residência ao lado
  • Rachaduras no chão
    Rachaduras no chão
  • Defesa Civil interditou um lado da casa e deu um laudo de risco de acidentes
    Defesa Civil interditou um lado da casa e deu um laudo de risco de acidentes
  • Rachaduras nas paredes
    Rachaduras nas paredes
  • Rachaduras podem ser vistas até no teto
    Rachaduras podem ser vistas até no teto
  • Rachaduras nas paredes
    Rachaduras nas paredes
  

"A casa que era para receber os netos, os filhos, agora está assim. A casa eu coloquei material de primeira, tudo de melhor para passar o resto da vida", contou Antônio que mora no imóvel há 10 anos. 

A Defesa Civil Municipal esteve no local na quinta (13) e registrou um alerta de risco de acidente, conforme laudo. Quanto à empresa, o órgão informou que o responsável pela obra foi identificado e que foram solicitados documentos referentes à legalização e acompanhamento técnico. 

Ainda segundo o morador, a empresa responsável pela construção enviou um engenheiro ao local, que lhe apresentou a seguinte solução: colocar uma argamassa onde apresentou rachaduras. Ainda de acordo com Antônio, o engenheiro ficou de enviar um outro profissional para avaliar o caso, mas sem indicação de dia e hora.

A Fgf Empreendimentos e Incorporação LTDA deu entrada em setembro de 2021 no processo para garantir uma licença para as obras. No site da prefeitura, o processo aparece como "em andamento".

A equipe de reportagem foi ao local na manhã desta sexta-feira (14) e tentou contato, sem sucesso, com o responsável pela obra, Felipe da Cruz Gomes, mas no momento ele não estava. Já o número divulgado pela empresa na consulta do CNPJ, na Receita Federal, é dado como inexistente. 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro informou que denuncias deste caso podem ser feitas através do Portal do Crea-RJ.

< Mais de 400 vagas para cursos gratuitos em Niterói e SG Viih Tube compartilha vídeo do parto, e Eli corta cordão umbilical <