Cidades

Consultório na Rua amplia atendimento em São Gonçalo

As equipes do programa atuam diariamente realizando atendimentos itinerantes. Foto: Ascom SG

O programa “Consultório na Rua”, com serviços voltados às pessoas em situação de rua em São Gonçalo, ampliou o seu atendimento e hoje tem cerca de 900 pacientes cadastrados. Muitos, após receber o procedimento, são encaminhados para o recém criado Centro de Acolhimento Social Gonçalense, no bairro Vista Alegre.

As equipes do programa atuam diariamente realizando atendimentos itinerantes, dando assistência aos moradores em situação de rua e usuários de drogas, oferecendo cuidados em saúde, levando para consultas médicas e serviços de emergência.

Com a ampliação do atendimento, que agora atende até às 22h, os pacientes têm como apoio, o Centro de Acolhimento, que conta com alojamentos, com condições para o paciente com comorbidades de saúde se restabelecer.

"Estamos falando de humanização para a sociedade. É uma nova fase do projeto que traz mais dignidade para atender essa população tão fragilizada. No início do ano o projeto recebeu uma van para deslocamento dos profissionais. Hoje essa extensão do projeto traz condições de fazer a continuidade do tratamento de forma mais qualificada", explica a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

O serviço itinerante continua sendo realizado em bairros como Nova Cidade, Mutondo, Trindade, Centro, Rio do Ouro, Neves, Rocha, Vila Três, Alcântara e Zé Garoto. Com foco no atendimento de doenças como tuberculose, alcoolismo e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o programa já realizou mais de 15 mil atendimentos.

Entre as atividades de rotina realizadas pela equipe estão a aferição da pressão arterial, teste de glicose e marcação de consultas para atendimento com psicólogos, clínicos gerais, dentistas, cardiologistas, entre outras especialidades. Composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, a equipe circula por todo o município atendendo de segunda a sexta-feira.

< Pânico eleitoral: equipe de Delaroli é atacada a tiros em Itaboraí Comitê de candidato a prefeito de Itaguaí vira alvo da Polícia Civil <