Cidades

Coronavírus: primeiro caso é confirmado no estado do Rio

Secretário de Saúde, Edmar Santos, explicou sobre o caso em coletiva. Foto: Eduarda Hillebrandt

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o primeiro caso de coronavírus do estado nesta quinta-feira (5). A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou o vírus nos exames de uma paciente de Barra Mansa.

A paciente tem 27 anos de idade e deu entrada na rede de saúde em 1º de março. A secretaria não revelou qual foi a unidade de saúde que recebeu o caso, mas assegurou que os protocolos de proteção a funcionários e demais pacientes foram cumpridos.

De acordo com a pasta, a paciente apresentou quadro de saúde brando no desenvolvimento da doença e se encontrará em isolamento domiciliar pelos próximos 15 dias, pois o isolamento iniciou logo após a suspeita. Seus familiares estão sob acompanhamento da Vigilância Sanitária de Barra Mansa e até o momento não apresentaram sintomas.

Segundo o órgão, a paciente esteve em viagem pela Europa, com passagem pela Itália, entre 9 e 23 de fevereiro, quando desembarcou no Rio. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está mapeando e contando pessoas que chegaram ao Brasil no mesmo avião.

Com a primeira incidência no estado, sobem para oito os casos confirmados do vírus COVID-19 no País, segundo o Ministério da Saúde. São seis casos confirmados em São Paulo e um no Espírito Santo. Ao todo, são investigados 636 casos suspeitos no Brasil, dos quais 79 casos são no Rio.

O primeiro caso da doença, que se alastrou pela China, foi confirmado ainda em fevereiro, em São Paulo.

Secretário pede tranquilidade

O secretário estadual de Saúde do Rio, Edmar Santos, detalhou o diagnóstico e tratamento da paciente de Barra Mansa em entrevista coletiva no Palácio Guanabara. 

"Todos podem continuar absolutamente tranquilos, esse foi um caso importado, o vírus não está circulando no Rio de Janeiro" disse o secretário, mencionando que a população de Barra Mansa deve "Se manter calma".

Ressaltou, ainda, a importância de cuidados básicos de higiene para evitar infecção, e conclamou a população a buscar vacinação contra a gripe e sarampo nos postos de saúde.

O secretário afirmou que não descarta hospitais especializados caso o Rio enfrente uma epidemia.

"Podemos destinar hospitais para internação específica, porque isso facilita protocolos de segurança e treinamento" afirmou o secretário.

Casos suspeitos

Após confirmar o primeiro caso no Estado, a Secretaria Estadual de Saúde emitiu um boletim de pacientes em análise com suspeita de infecção do Novo Coronavírus (COVID-19). Ao todo, são 79 casos em investigação. Em 24 horas, Niterói teve um aumento de três, passando para 11 pessoas sendo examinadas.

Em São Gonçalo e Maricá também cresceram as suspeitas. Agora são três pacientes sob análise do vírus em cada cidade. Já Itaboraí continua com um único caso sendo investigado.

Logo Enfoco

Eduarda Hillebrandt

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< NASA escolhe estudante de SG para competição Atividades em risco no Caio Martins, em Niterói <