Eterna

Corpo de Aracy Balabanian foi maquiado por amigo famoso

Atriz está sendo velada no Theatro Municipal

Mariana Ximenes, Fernando Torquatto no velório de Aracy
Mariana Ximenes, Fernando Torquatto no velório de Aracy |  Foto: Péricles Cutrim
  

O corpo de Aracy Balabanian foi maquiado por Fernando Torquatto, amigo da atriz e profissional muito requisitado por famosos. Fãs, amigos e familiares se despediram da artista nesta terça-feira (8) no Theatro Municipal, no Centro do Rio.

A atriz morreu aos 83 anos na manhã desta segunda-feira (7). Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul da cidade e tratava um câncer no pulmão há dez meses.

Mariana Ximenes e Luís miranda, Velório da Aracy Balabanian - Péricles Cutrim
Mariana Ximenes e Luís miranda, Velório da Aracy Balabanian - Péricles Cutrim |  Foto: Péricles Cutrim
     
Ela deixou um legado muito especial, aprendemos muito, em cena e na vida, com ela. Vamos sentir saudade da generosidade, da alegria, da sabedoria e do colo aconchegante dela Mariana Ximenes, atriz
  

Já o ator Luiz Miranda descreveu a saudade da amiga. "Aracy era uma grande amiga de muita gente. Nós viemos aqui para nos despedir de uma artista e de uma amiga que vai deixar saudade enorme. Estamos aqui esperando a vida dela. Tudo que ela realizou e deixou pra gente", contou o ator Luiz Miranda.

  • Luiz Miranda e Mariana Ximenes se despedem da eterna 'Cassandra', de 'Sai de Baixo'
    Luiz Miranda e Mariana Ximenes se despedem da eterna 'Cassandra', de 'Sai de Baixo'
  • Amigos se despedem de Aracy Balabanian no Rio
    Amigos se despedem de Aracy Balabanian no Rio
  • Amigos se despedem de Aracy Balabanian no Rio
    Amigos se despedem de Aracy Balabanian no Rio
  • Amigos se despedem de Aracy Balabanian no Rio
    Amigos se despedem de Aracy Balabanian no Rio
  

A compositora Helena Macedo, de 75 anos, amiga de Aracy, fez questão de prestar as últimas homenagens à artista.

"A cultura está tendo uma grande perda, Aracy era um diamante. Ela vai deixar um grande legado na cultura brasileira", disse.

A atriz será cremada em um ato fechado para familiares e amigos no Cemitério do Caju, na Zona Norte da cidade.

Carreira

Filha de uma família de origem armênia, Aracy Balabanian nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 22 de fevereiro de 1940. Na adolescência, cultivava o sonho de ser atriz. A

Ainda na época de escola, quando morava em São Paulo, entrou para o Teatro Paulista do Estudante. Aos 18 anos, Balabanian passou para duas faculdades, Escola de Arte Dramática de São Paulo e Ciências Sociais, na Universidade de São Paulo (USP). Mas deu razão à vocação e terminou apenas a de Arte Dramática, mesmo contrariando pai, que não queria que ela se tornasse a atriz.

A partir de 1963, aos 23 anos, iniciou a participação de espetáculos do Teatro Brasileiro de Comédia, entre eles, Os Ossos do Barão. Ainda na década de 50, começou a trajetória na TV. Em 1965, trabalhou em Marcados pelo Amor, na TV Record. Em seguida, fez novelas na extinta TV Tupi. 

Nos anos 70, Aracy Balabanian estreou na TV Globo. A primeira novela foi O Primeiro Amor, em 1972. No ano seguinte, trabalhou no programa infantil Vila Sésamo. A maior parte da trajetória artística dela foi na emissora carioca, ao mesmo tempo em que se apresentava também em peças teatrais. Entre 1986 e 1988 trabalhou na TV Manchete, voltando à Globo, em 1989, para fazer Que Rei Sou Eu.

< Traficantes de drogas são presos durante operação no Sul Fluminense Motorista se fere após carro 'voar' para segundo andar de casa <