Cidades

Corte de árvores com ameaça de morte na UFF

Funcionários terceirizados foram contratados para remover eucaliptos na encosta atrás da reitoria. Imagens via Grupo Plantão Enfoco

Os serviços de derrubada de 18 árvores da espécie Eucalipto, em uma área de extensa vegetação, nos fundos da reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Icaraí, Zona Sul de Niterói, virou motivo de confusão e terminou em  ameaça de morte, com emprego de arma de fogo, no último final de semana. 

Segundo testemunhas, tudo aconteceu após um período de polêmicas entre vizinhos da região, que alegavam não entender o motivo dos serviços de remoção das árvores, que começaram no dia 16 de dezembro. 

De acordo com a Polícia Militar, o morador de um prédio, próximo à unidade, esteve no local e apontou uma arma para funcionários da empresa contratada pela própria administração central da UFF para fazer as retiradas. Entretanto não houve autuação ou registro da delegacia.

Por meio de nota, a universidade informou que a PM foi acionada para intervir na confusão. O homem responsável por intimidar os trabalhadores de uma organização privada não teve a identidade revelada. Os serviços chegaram a ser suspensos por questões de segurança e retornaram na sexta-feira (30). 

"Ninguém está entendendo nada. Eu moro em um apartamento aqui perto e durante todo esse tempo só colocaram um aviso no elevador, alertando sobre o barulho de motosserra vindo da mata, no decorrer dos próximos dias, sem identificação de quem faria os serviços. A nossa preocupação também é com os bichos", relatou uma moradora, que preferiu não se identificar.

Conforme a UFF, a autorização Ambiental nº 168/2019 foi emitida no dia 8 de outubro de 2019. Após o recebimento do documento, a universidade disse que realizou a seleção da empresa responsável por executar os serviços. Informou ainda que entregou cópias da autorização nas portarias dos condomínios vizinhos e que solicitou que as mesmas fossem repassadas aos síndicos. 

Cortes

Segundo a UFF, após avaliação técnica da Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP) do prédio instalado nos fundos da reitoria, para verificar as infiltrações e as condições do terreno e da vegetação, a área foi interditada porque algumas árvores, de grande porte, estavam comprometidas e com risco de cair sobre o edifício, onde ficam o restaurante universitário e salas administrativas.

Ainda de acordo com a universidade, uma visita técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da PMN [Prefeitura Municipal de Niterói] foi solicitada e um engenheiro florestal fez a análise, confirmando portanto o risco de queda das árvores. 

A UFF conclui que os serviços de remoção estão previstos para terminar em 30 dias. No entanto, com a insistência dos moradores nas primeiras 14 datas correntes da execução dos serviços, a Polícia Florestal chegou a ir até a unidade, mas constatou que tanto a autorização para a supressão, quanto a documentação da empresa contratada estavam corretas.

Procurada, a Prefeitura de Niterói esclareceu por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) que foi autorizada a supressão da vegetação no local, uma vez que estaria colocando em risco estruturas localizadas abaixo da encosta. 

< Gabigol encontra Luan e manda recado: “Boa sorte no Timão” Internet e ligação se despedem no réveillon de Maricá <