Programação
Covid-19: confira cronograma da vacinação no Rio, SG e Niterói
Aplicação da bivalente segue nesta semana nas três cidades
A aplicação da vacina bivalente contra a covid-19 começa a ser aplicada em gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) nesta segunda-feira (13) na cidade do Rio. Este segmento deve levar documentos que comprovem a condição, como cartão pré-natal, declaração do nascido vivo ou certidão de nascimento do bebê para receber o imunizante. Em outras cidades da Região Metropolitana, como em Niterói e São Gonçalo, também segue a vacinação para públicos específicos.
Ainda na cidade do Rio, os imunocomprometidos também devem levar o cadastro da unidade de referência ou um documento assinado e carimbado, como laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos que mostrem a condição de saúde.
A vacina bivalente segue disponível para idosos a partir de 60 anos e para pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais. É preciso que tenham tomado pelo menos as duas doses do esquema inicial e que a dose anterior tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade, número do CPF e, se tiver, caderneta de vacinação.
A vacinação acontece em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde do Rio. O imunizante bivalente também pode ser tomado no Super Centro Carioca de Vacinação, todos os dias da semana. A vacina bivalente contra a Covid é atualizada e protege contra as variantes da doença, como a Ômicron.
CRONOGRAMA PARA OUTROS PÚBLICOS
A partir da terça (14), será a vez dos trabalhadores da saúde. Entre os profissionais de saúde, a terça será o dia das pessoas com 50 anos ou mais. Já na quarta (15), pode tomar a vacina quem tem 40 anos ou mais.
Nesta quinta-feira (16) começam a receber o reforço os trabalhadores com 30 anos ou mais. Na sexta (17), é a vez dos profissionais de saúde com 30 anos ou mais. A partir do próximo sábado (18), o reforço da imunizaçãoestá liberado para quem atua na área de saúde e tem 18 anos ou mais.
SÃO GONÇALO
A vacina bivalente contra a covid-19 continua sendo aplicada em todos os gonçalenses com mais de 60 anos e imunossuprimidos com mais de 12 anos nesta semana em São Gonçalo. Para os demais públicos com a vacina monovalente, a vacinação acontece normalmente. Há locais de vacinação distintos para cada faixa etária durante a semana, sempre das 8h às 17h. Aos sábados, a imunização acontece para todos nas clínicas Gonçalense do Mutondo e da Família Dr. Zerbini, no Arsenal, das 8h às 12h.
Estão aptos para esta segunda fase da vacinação da bivalente os idosos com mais de 60 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPIs) e seus trabalhadores e pessoas imunocomprometidas – todos com mais de 12 anos. O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron.
Para a aplicação da vacina bivalente, as pessoas dos grupos prioritários aptos têm que ter o esquema primário de vacinação contra o coronavírus (pelo menos, duas doses aplicadas das vacinas monovalentes anteriores) e ter mais de 4 meses de intervalo da última dose.
Para o restante dos gonçalenses com mais de seis meses de vida, todas as doses das vacinas monovalentes estão disponíveis. Para que a vacinação seja garantida, os gonçalenses devem chegar meia hora antes da previsão de fechamento das unidades em todos os dias de funcionamento.
DOCUMENTAÇÃO
Identificação pessoal e comprovação das vacinações anteriores. Os trabalhadores de Ilpis que preferirem se vacinar nos postos de saúde também devem apresentar registro no conselho ou vínculo empregatício da atuação na Ilpi (pode ser declaração da própria instituição). Os imunossuprimidos também devem apresentar laudo comprobatório ou receita de uso contínuo com, no máximo, seis meses.
ACAMADOS
Os responsáveis devem enviar e-mail para: [email protected] para solicitar a vacinação em casa com as seguintes informações: nome, endereço, comorbidade ou deficiência permanente, motivo de ser acamado, idade e telefone para contato.
A lista completa dos pontos de vacinação podem ser conferidas em www.saogoncalo.rj.gov.br
Niterói
A vacina bivalente está sendo aplicada desde a última sexta (3), em Niterói, nos grupos prioritários, como com 60 anos e imunossuprimidos com 12 anos ou mais. A dose contém cepas atualizadas e protege também contra as variantes do coronavírus, como a Ômicron.
A vacinação segue calendário por idade e está sendo feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 8h às 17h, com entrada nos postos e acolhimento até às 16h. A vacina bivalente está sendo aplicada nas policlínicas do Vital Brazil, São Lourenço, Itaipu, Piratininga, Fonseca e Largo da Batalha, na Unidade Básica da Engenhoca e no ponto volante em Jurujuba.
Também estão sendo vacinadas com a Pfizer Bivalente as pessoas que vivem em Instituição de Longa Permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, a partir de 12 anos.
Para receber a dose da vacina é necessário apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante das doses anteriores. Para crianças e adolescentes é necessário a presença do responsável legal. Para se vacinar com a dose bivalente, é preciso ter, pelo menos, duas doses anteriores contra Covid-19. É preciso respeitar o intervalo mínimo de quatro meses de intervalo entre uma dose e outra.
A partir do próximo dia 20, gestantes e puérperas também poderão tomar a vacina. Em abril, a partir do dia 17, outros grupos poderão se vacinar, como trabalhadores de Saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos); população privada de liberdade (a partir de 18 anos): adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!